"Raios de Luz"


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Festa das Cinco Chagas do Senhor

A  Igreja em Portugal celebra hoje, 07 de Fevereiro, a Festa das Cinco Chagas do Senhor. Esta Festa Litúrgica, eminentemente Portuguesa, tem uma longa tradição que remonta aos primórdios da nossa nacionalidade. A lusa devoção às 5 Chagas, desde recuados tempos, está presente na nossa bandeira nacional, sendo um dos poucos - senão o mais explícito - símbolo que permaneceu nos mais diversos tempos. A actual bandeira tem ainda presentes as Cinco Chagas de Cristo, que nem o vento do Liberalismo nem a fúria anticlerical da República ousou retirar!

O primeiro acto de adoração às Chagas de Nosso Senhor foi realizado por Maria Santíssima, quando desceram Jesus da Cruz. De São Tomé até aos nossos dias, muitos foram os devotos e propagadores desta belíssima devoção.

Depois de descerem Jesus da cruz e de O colocarem no regaço de Sua bendita Mãe, a Virgem Dolorosa oscula, uma a uma, as Chagas de Seu Filho: a do peito rasgado, as dos divinos pés e mãos. Realiza-se assim o primeiro acto de devoção e adoração às Chagas do Redentor, que iria perpetuar-se por todas as gerações.

Pelos méritos da Paixão de Jesus, da qual resultaram as Santíssimas Chagas, Nossa Senhora foi preservada do pecado original e aos homens de boa vontade abriram-se as portas do Céu. Cinco fontes de graças infinitas, saciando a santidade das almas contemplativas, missionárias e apostólicas, selando a coroa da glória dos mártires e as vitórias de todos os tempos. As Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo são o manancial que nos purifica no Baptismo, nos revivifica na Eucaristia e dá fecundidade a toda a Santa Igreja, nos seus sacramentos.

Alguns santos, como São Francisco de Assis, Santa Gemma Galgani e São Pio de Pietrelcina tiveram a graça de receber os estigmas da Paixão de Cristo. É um modo maravilhoso de Nosso Senhor condecorar alguns daqueles a quem mais ama, na face da terra. É o Seu invisível e puro amor tornado visível nos Seus predilectos, para perpetuar na memória dos homens a bem-aventurança daqueles que acreditam sem terem visto e tocado as Chagas do Senhor, como São Tomé.

A devoção às Chagas de Jesus Cristo (sinais amorosos do Seu oferecimento na cruz e, posteriormente, da Sua glorificação), aperfeiçoa em nós a gratidão, que leva a pagar amor com amor, por Deus e pelos irmãos. Adoremo-las profunda e devotamente neste dia que em Portugal se celebra esta Festa Litúrgica e procuremos agradecer a Nosso Senhor, todos os dias da nossa vida, as graças que são derramadas das Suas Santas e gloriosas Chagas.


Oração às Cinco Chagas do Senhor (disponibilizamos um guião com a Oração às Cinco Chagas)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics