"Raios de Luz"


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dia de São Valentim com o Santo Padre

No dia de São Valentim - [santo Mártir do séc. IV] - o Santo Padre Francisco esteve reunido com milhares de jovens noivos na Praça de São Pedro, para rezar e falar da vida conjugal, da importância do Matrimónio, das dificuldades que atingem a família nos dias de hoje, mas também das alegrias que devem fazer parte das Famílias Cristãs.
 
No início, o Papa colocou a pergunta: «É possível amar para sempre? Se o amor é só um sentimento, não vai durar! Mas se o amor é uma relação verdadeira de um com o ouro, vai certamente durar. Para sempre!»
 
E mais uma vez, Francisco alerta para o medo que a sociedade tem do definitivo: «Não devemos ceder pela cultura do provisório!»
 
«E como se cura o medo do “para sempre”? Com pequenos passos, compromisso de vos tornardes homens e mulheres maduros na Fé. O medo do “para sempre” cura-se se a vida avança por um caminho espiritual. A oração é sempre necessária: dele por ela, dela por ele e os dois juntos pela família!»
 
Houve depois o testemunho de um casal de namorados que se conheceram nas Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid. Disseram ao Papa que nem sempre caminharam com Jesus, mas um dia, após conversa com um Padre Franciscano, começaram a frequentar os Sacramentos. Têm casamento marcado para o próximo Domingo.
 
A estes jovens, o Papa afirmou:
 
«Viver juntos é uma arte, um caminho paciente, belo e fascinante. Depois das palavras do “Sim”, as vossas vidas devem-se basear nas palavras: “Posso?”, “Obrigado” e “Perdão”. O amor verdadeiro não se impõe com dureza ou agressividade! A outra pessoa é um dom de Deus e aos dons de Deus diz-se: “Obrigado, Senhor!”. Há que saber dar graças para se ir bem na vida matrimonial».
E o Pontífice deu depois um precioso conselho aos jovens noivos:
«Não terminem nunca um dia sem pedirem perdão um ao outro, sem que a paz esteja em vossas casas, na vossa família. Lembrem-se: Nunca terminem um dia sem estarem em paz!»
Por fim, deram testemunho diante do Papa dois jovens que se irão casar no dia 14 de Setembro. Aqui o Papa aproveitou para felicitá-los e advertir:
«O Matrimónio é uma festa: Um festa cristã, não uma festa mundana. É uma festa com Jesus, não com o espírito do mundo! O dia do casamento deve ser especial. Mas os vestidos, as flores, a comida, devem ser sinais das bênçãos e dons de Deus, não o essencial desse dia».
Que estas palavras do Santo Padre ajudem todos os jovens que pensam unir as suas vidas em Matrimónio e que não os faça esquecerem-se do essencial: No Matrimónio, une-se um homem e uma mulher – tornando-se responsáveis um pelo outro - que se entreajudam durante a vida, no caminho até ao Céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics