"Raios de Luz"


sexta-feira, 8 de março de 2013

Nossa Senhora do Rosário de Fátima: bem-vinda sejais!



A Paróquia de Mafra recebeu ontem a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima num ambiente de oração e de profunda devoção que contrariava a tristeza que se fazia sentir da parte da tarde, por causa da chuva que teimava em cair.

Pelas 20:00 horas a veneranda imagem entrou na freguesia, no lugar da Cabeça-Alta (Achada) e esteve presente, para a receber o reverendo Padre Luís Barros, prior de Mafra e muitos fiéis. As velas que estavam colocadas no chão e nos altares devidamente enfeitados pelos moradores mostravam a devoção do povo português à Virgem Mãe.

Após uma pequena oração feita pelo Padre Luís, a imagem seguiu em cortejo até à Vila de Mafra, escoltada por um carro da Guarda Nacional Republicana e acompanhada por muitas pessoas que quiseram acompanhar a Senhora mais brilhante que o sol até à Basílica, para em comunidade paroquial, rezar-Lhe a Sua oração predilecta: o Terço.
À chegada à Vila de Mafra estavam muitos habitantes para saudar Nossa Senhora e a guarda de honra a cavalo dos militares do Centro Militar de Educação Física e Desportos que A acompanharam até ao terreiro fronteiro ao Palácio Nacional. Para além da guarda de honra, esperavam também Nossa Senhora vários vereadores da Câmara Municipal, o presidente da Junta de Freguesia de Mafra e os comandantes da Guarda Nacional Republicana, da Escola Prática de Infantaria, do Centro Militar de Educação Física e Desportos bem como dos Bombeiros Voluntários de Mafra.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima entrou na Basílica nas mãos do Servita de Fátima, o senhor António Mucharreira e acompanhada pelo Padre Luís, o Diácono Pedro Oliveira e o Padre Paulo Serra que gentilmente se juntou à Paróquia de Mafra que é a primeira da Vigararia a receber a Virgem Maria.

Também esteve presente a Banda da Escola de Música e Juventude de Mafra que interpretou vários temas dedicados a Nossa Senhora, criando assim um espírito de oração de devoção a Virgem Santíssima.

A Recitação do Terço do Rosário foi dirigida pelos jovens da paróquia (Achada, Mafra e Sobreiro) e acompanhada pelo Coro Paroquial que entoou o majestoso cântico Mater Ecclesiae. As meditações de cada mistério do terço foram escritas por um jovem da JMV Sobreiro e estavam relacionadas com a Mensagem de Fátima e o exemplo de vida e fé dos Beatos Francisco e Jacinta.

As três Avé-Marias finais foram rezadas em honra da pureza de Nossa, pedindo a intercessão da Mãe da Igreja pelos Cardeais eleitores que se encontram no Vaticano com vista à eleição no novo Papa, para que escolham um Sumo Pontífice Santo e capaz de guiar fielmente o leme da Santa Igreja.

A celebração terminou com o cântico Totus Tuus Mariae, frase-chave do pontificado do Beato João Paulo II na qual se consagra tudo a Nossa Senhora, a Mãe de Cristo e a Mãe da Igreja.



A Imagem Peregrina de Nossa Senhora estará no Zambujal dia 08, na Achada dia 09 e em Mafra dia 10. Continuaremos a acompanhar a visita de Nossa Senhora à nossa paróquia nos próximos dias.

Poderá visualizar mais algumas imagens no slideshow que preparámos.






2 comentários:

  1. Será que me poderiam informar se existirá mais deslocações da Imagem Peregrina às paróquias da Vigaria, já agora quais os dias e locais.
    Com os melhores cumprimentos,
    Agradecidamente,
    Ana Júlio

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana!

    A Imagem percorrerá várias paróquias até dia 23 de Junho.

    Datas da chegada da Imagem às seguintes paróquias:

    17 de Março - Alcainça
    24 de Março - Cheleiros
    31 de Março - Santo Isidoro
    8 de Abril - Sobral da Abelheira
    14 de Abril - Encarnação
    22 de Abril - Livramento
    29 de Abril - Enxara do Bispo
    6 de Maio - Milharado / V. F. do Rosário / Gradil
    26 de Maio - Ericeira
    1 de Junho - Venda do Pinheiro
    7 de Junho - Igreja Nova
    13 de Junho - Cheleiros (Carvalhal)
    17 de Junho - Malveira
    21 de Junho - Mafra
    22 de Junho - Celebração Vicarial em Mafra
    23 de Junho - Missa e Peregrinação Vicarial a Fátima, para entrega da Imagem.

    Qualquer coisa, disponha.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar

Analytics