"Raios de Luz"


segunda-feira, 25 de março de 2013

Via Sacra no Sobreiro - Com Jesus até ao Calvário


Na tarde do passado sábado da Paixão (dia antes do Domingo de Ramos), a JMV Sobreiro meditou na Via Sacra juntamente com a comunidade. Ao anoitecer, em clima de recolhimento e oração, foram representadas as catorze estações que relembram o caminho que Jesus fez desde que foi condenado à morte até à Sua sepultura.

Subimos com Jesus ao Calvário e meditámos no Seu sofrimento, descobrindo como é profundo o amor que Ele teve e tem por nós. O objectivo foi que todos os presentes não tivessem apenas umas 'simples compaixão', mas sim que todos se sentissem participantes do sofrimento de Jesus, acompanhando o nosso mestre e compartilhando a Sua Paixão na nossa vida, na vida da Igreja e na do mundo.


Ao longo da Oração da Via Sacra, recordamos como Jesus, manso e humilde de coração é tratado como um dos maiores criminosos do Seu tempo. É humilhado, maltratado, cuspido e, por fim, é-lhe colocado o pesado madeiro aos ombros. A juntar ao peso físico da cruz, está o peso dos pecados de toda a humanidade. Ele quer carregá-los, quer tomar sobre Si as nossas faltas, para delas nos libertar. Quanto amor! Quanto amor Jesus tem por nós, que tudo suporta, ao ponto de sofrer tanto e dar a vida pelos que ama!

Recordamos também o encontro de Jesus com Sua Mãe, com as mulheres de Jerusalém que tristemente choram por ver o Messias carregando a cruz às costas, coberto de chagas; e com Verónica, a mulher que corre para lhe limpar o rosto. Quanto amor está presente neste gesto. Uma simples mulher acorre para limpar a sagrada face de Jesus, todas as gotas de sangue que escorrem por nosso amor são embebidas pelo pano de Verónica.

Ao chegar ao Calvário Jesus é pregado na cruz. Longos e duros pregos perfuram a Sua Carne. O Seu sangue escorre pelo corpo, já totalmente desfigurado… Uma tortura tremenda. Uma dor imensa! E enquanto está suspenso na cruz, muitos são aqueles que O escarnecem e provocam dizendo: “Salvou os outros e não se pode salvar?!" ... Assim foi escarnecida não somente a Sua pessoa, mas também a sua missão de salvação, aquela missão que Jesus estava precisamente a cumprir, cravado na Cruz.

Mas, no Seu íntimo, Jesus conhece um sofrimento incomparavelmente maior, que lhe faz irromper num grito: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” . Quantas vezes, no meio de uma provação, pensamos que fomos esquecidos ou abandonados por Deus. Ou somos tentados a concluir que Deus não existe?

Ao som de bonitos cânticos foram intercaladas as catorze estações da Via-Sacra. Por fim, Jesus é descido da cruz. Prontos a acolhê-lo estão os Imaculados braços de Sua Mãe. O corpo frio de Jesus, com o Seu rosto desfigurado repousa nos braços carinhosos desta Mãe Dolorosa, que chora de tristeza e amargura, depois de ter assistido à agonia e à morte de Seu Filho.

Com a pedra que fecha a entrada do túmulo, tudo parece verdadeiramente terminado. Porém, poderia permanecer prisioneiro da morte o Autor da vida? Recolhidos em oração, Maria e os Apóstolos, em silêncio, oferecem a sua dor a Deus. Confiam sempre. Mesmo na noite mais escura, como foi esta que se seguiu à morte de Jesus, eles confiam… Acreditam… Esperam…


Diante do túmulo de Jesus, também nós nos detivemos em oração. Mais do que uma mera representação de passagens bíblicas e da tradição da Igreja, este fim de tarde foi um momento de oração profundo. Cada um dos presentes tomou consciência que foi por seu amor que Jesus sofreu e foi crucificado. Foi para a salvação das nossas almas que o Divino Sangue do Redentor foi derramado sob o madeiro da cruz.

Com a Virgem Santíssima, Senhora das Dores, procuremos viver estes últimos dias que nos separam no mistério Pascal, com o coração arrependido e contrito. Procuremos também, durante a Semana Santa criar em nós o desejo de amar a Jesus, Manso e Humilde Cordeiro que derramou o Seu sangue por nós no Calvário.

Que a meditação na Via-Sacra nos ajude a perceber o quão importante foi a Paixão e Morte de Jesus. Pelas Suas chagas fomos curados, pelo Seu sangue fomos remidos e pela Sua morte, fomos salvos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics