"Raios de Luz"


sexta-feira, 29 de março de 2013

A descida de Jesus da cruz e a dor de Maria


Na tarde da Paixão, temendo a Mãe dolorosa que depois do ultraje da morte de Seu amado Filho, fossem feitas injúrias ao Seu corpo, pede a José de Arimateia que obtivesse de Pilatos o corpo de Jesus, a fim de que, ao menos morto, o pudesse guardar e livrar dos ultrajes.

Diz-nos Santo Anselmo que, tomado por compaixão pela Virgem Dolorosa, José foi ter com Pilatos e pediu-lhe que deixasse retirar o corpo de Jesus. E eis que descem Jesus da cruz.

Foi revelado a Santa Brígida que para o descimento, encostaram à cruz três escadas. Primeiro, os discípulos despregaram as mãos e depois os pés, sendo os cravos entregues a Maria. Depois, segurando um o corpo de Jesus por cima e o outro por baixo, desceram-no da cruz.

À Sua espera estavam os braços abertos da Santíssima Virgem Maria cujo coração tinha acabado de ser trespassado com a morte de Seu Filho e seria trespassado ainda quando O recebesse em Seus braços.
O corpo de Jesus, deposto nos braços de Maria, está coberto de sangue. A Sua santa cabeça está marcada pelos espinhos que lhe serviram de coroa e as Suas santas mãos e pés estão perfurados.

«Ah Meu amado Filho! A que estado te reduziu o amor para com os homens! Que mal fizeste para assim te maltratarem? Ó espinhos cruéis, cravos atrozes e bárbara lança, como pudestes tratar assim o vosso criador?»

A Mãe amargurada, junto à cruz, com Seu Filho nos braços chora pelos pecadores. Quais cravos e quais espinhos? As dores que Jesus sentiu, o sofrimento que causaram no Seu Corpo foram os pecados da Humanidade inteira que foi redimida pelo Seu sangue.

«O Virgem Santíssima, depois que Vós, com tanto amor destes o Vosso Filho ao mundo para a nossa salvação, eis que o colocamos assim em Vossos braços»

A Virgem Maria sofreu com a morte de Seu Filho e continua a sofrer com os pecados que continuamente proferimos contra o fruto das Suas entranhas. Não continuemos pois a atormentar esta Dolorosa Mãe, e se no passado nós também a temos afligido com as nossas culpas, façamos o que Ela mesmo nos diz: «Pecadores, voltai ao coração ferido do Meu Jesus, voltai arrependidos e Ele vos acolherá» - revelação feita pela Santíssima Virgem a Santa Brígida.

Terminamos a nossa meditação com mais uma oração de Santo Afonso que provém da tomada de consciência das dores de Maria:
«Ó Virgem Dolorosa, ó alma grande nas virtudes e grande também nas dores, pois tanto umas como outras nascem do amor que tendes para com Deus. Ah, minha Mãe! Tende piedade de mim, que não tenho amado Deus e O tenho ofendido. Nas Vossas dores medito e tenho confiança no perdão de Deus. Ó Maria, Vós que consolais a todos, consolai-me também a mim».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics