"Raios de Luz"


domingo, 3 de março de 2013

«Se não vos arrependerdes, morrereis do mesmo modo»


Neste III Domingo da Quaresma o tema central da liturgia remete-nos para o apelo à conversão.

O Evangelho relata uma confrontação feita a Jesus na qual questionam se a desgraça é castigo de Deus. O texto fala de dois acontecimentos trágicos daqueles dias: a matança de Pilatos e a queda da torre de Siloé com a qual morreram 18 homens.

Jesus não concorda que a desgraça é sinal do castigo de Deus, pelo contrário, afirma que os momentos difíceis nos quais o homem é provado não é mais do que um apelo de conversão. Respondendo às perguntas Jesus afirma «Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não. E  se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo.»

A conversão  de que nos fala o Evangelho não é apenas uma penitência externa, ou um simples arrependimento dos pecados mas sim é um convite à mudança de vida, de mentalidade, de atitudes, de forma a que Deus e os seus valores passem a estar em primeiro lugar. A Conversão que todos os anos nos é pedida no Tempo Santo da Quaresma não é mais do que abraçar a Cruz!

Não existe verdadeira conversão, nem autêntico seguimento do Senhor sem a Cruz. As palavras de Jesus Cristo são tão actuais quando foram proferidas como hoje e por todos os tempos. Quem não carrega a sua cruz e segue Jesus não pode ser seu discípulo.

Carregar a Cruz é aceitar a dor e as contrariedades que Deus permite para nossa purificação, cumprindo com esforço os deveres próprios e assumindo  voluntariamente a mortificação cristã.

O Papa Emérito, Bento XVI, afirmou: “converter-se significa não viver como todos os outros, não fazer o que toda a gente faz, não se sentir justificado fazendo ações duvidosas, ambíguas ou más pelo facto de que outros assim procedem; começar a olhar a própria vida com os olhos de Deus e assim procurar o bem, mesmo se isto contesta a sociedade."

Nos nossos dias, não é bem vista pela sociedade, uma conversão de coração e consciente. O tempo em que vivemos está fortemente marcado por uma cultura de pecado, de negação de Deus. Cabe-nos a nós, enquanto católicos, aproveitar este tempo que a Santa Igreja nos dá, para em primeiro lugar converter o nosso coração e a nossa vida, e com o auxílio de Maria Santíssima, ir ao encontro dos outros e fazer presente o lema que Ela nos deixou: «Fazei tudo o que Ele vos disser».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics