"Raios de Luz"


sábado, 9 de março de 2013

A imagem de Nossa Senhora chega à Achada


Neste Sábado, dia 09 de Março, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está na comunidade da Achada. Por volta das 09h30, os sinos tocaram a repique e a povoação saudou Nossa Senhora, ao mesmo tempo que as crianças colocavam no chão flores brancas para o carro que transportava a imagem passar. Em procissão e ao som de cânticos do Santuário de Fátima, a Imagem dirigiu-se para a Igreja da Achada seguida das pessoas - jovens, adultos, idosos e muitas crianças - que rezavam e cantavam à Virgem Mãe.

Ao chegar à Igreja, o servita que a acompanhava, colocou a Imagem à veneração, enquanto o Diácono Pedro Oliveira falou especialmente para as crianças sobre a história da Imagem e das Aparições:

«É bonita aquela Senhora, não é? E é uma imagem, que apesar de muito fiel àquela Senhora vestida de luz que os pastorinhos viram, não é de carne e osso. Essa sim, como disse a Lúcia, é muito, mas muito mais bonita!»

As crianças, na verdade, não tiravam os olhos da imagem, fazendo lembrar os Pastorinhos, que ansiavam cada diz 13 daquele ano de 1917, para poderem ver novamente 'aquela Senhora tão bonita'!

«Sabiam que os Pastorinhos eram da vossa idade? E sabem o que Nossa Senhora lhes pediu e que pede hoje a cada um de vós? Pede que rezem. Que rezem muito, porque os pecados do mundo são muito grandes... Que rezem muito pela conversão dos pecadores, que somos todos nós, para que possamos chegar ao Céu!»

A seguir, o Diácono explicou que «Nossa Senhora trouxe Jesus na sua barriguinha, tal como todos nós, com a diferença que foi o Espírito Santo que O colocou lá. Mas não foi só quando Jesus nasceu que Ela nos deu Jesus! Nossa Senhora deu-nos Jesus também na Cruz. Se olhardes para a Cruz, vedes o quanto Jesus nos amou. Ele está ali, morto, pendurando por amor! E foi ali, do alto da Cruz, que Ele nos deu a Sua Mãe. Que bonito! Nós temos a mesma Mãe que Jesus! Vede como ele gosta de nós!»

Após rezar uma Avé-Maria, o Diácono voltou a dirigir-se aos pequeninos: «Sabei que a Mãe de Jesus gosta muito de vós! Amai-a e não A entristeceis com nenhum pecado!».

Seguidamente foi rezada a Oração de Laudes orientada pelo Diácono Pedro Oliveira, com a colaboração de jovens da JMV Achada. Da parte da tarde haverá alguns momentos de oração comunitária e será administrado o Sacramento da Santa Unção aos doentes.
  
À noite será celebrada a Missa, pelas 20h30 na qual não só será venerada a Virgem Mãe, Nossa Senhora de Fátima, como o padroeiro desta comunidade cristã -  São João de Deus, um santo português que soube ver no pobre e no doente o rosto de Jesus. De Maria aprendamos a amar Jesus e a "fazer tudo o que Ele disser". Do testemunho de Fé de São João de Deus saibamos ver nas nossas vidas os mais pobres e doentes como os amados de Jesus.

A JMV Sobreiro irá acompanhar as celebrações da comunidade da Achada, como tal, esperamos ainda hoje publicar mais algumas fotografias e excertos do sermão da Missa e Procissão.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics