"Raios de Luz"


sábado, 9 de março de 2013

Nossa Senhora de Fátima no Zambujal


A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima continua a visitar as diferentes localidades da freguesia de Mafra. Ontem foi a vez da comunidade do Zambujal receber a Veneranda Senhora. A imagem chegou à Capela do Zambujal pelas 19h15, tendo passado por algumas localidades que devidamente honraram a Virgem Mãe com bonitos altares e com flores e velas.

À chegada à Capela de Santo António do Zambujal foi feita uma saudação a Nossa Senhora pelo Padre Luís, após a qual ficou a atender fiéis em confissão. Enquanto alguns se abeiravam do sacramento da Penitência, fazendo presente nas suas vidas o apelo de Nossa Senhora em Fátima: a conversão e a penitência, os outros fiéis rezaram o Terço a Nossa Senhora, findo o qual se realizou um jantar partilhado.

Às 21:00 foi celebrada Missa na Capela pelo pároco e concelebrada pelo Padre missionário Comboniano, Padre Carlos Nunes, a quem coube fazer a homilia. Dirigindo-se às crianças, o pregador dirigiu-se para as três pequenas crianças que representavam os Pastorinhos e convidou-os a rezar com ele três Avé-Marias, pedindo à Rainha da Paz que conceda paz e esperança ao mundo. Depois, convidou todos os presentes a «olhar para a face de Nossa Senhora. Vede como este olhar transmite luz, tranquilidade, como Ela está cheia de amor!»

Seguidamente foi explicada a história da Imagem peregrina, desde 1947 - ano em que foi esculpida a primeira, sob as indicações directas da Irmã Lúcia - até ao presente, em que 10 imagens percorrem o mundo.

«Esta Imagem transmite-nos uma mensagem de Esperança. É ao mesmo tempo um dom e um convite a nos sentirmos mais unidos a Jesus e à Igreja, através de Maria. Nossa Senhora peregrina pelos caminhos do mundo, como peregrina da Fé. Neste Ano da Fé, deixemos que seja Ela que nos ensine o caminho até Jesus. A Sua vida foi um constante peregrinar, uma repetição constante do 'SIM' dado na Anunciação, desde aquele momento em que Deus e fez carne até ao Encontro doloroso com Seu filho no caminho para o Calvário».

Após a Missa, iniciou-se a Procissão das Velas pelas ruas do Zambujal. A imagem seguiu no carro, toda iluminada e ladeada das bandeiras de Portugal e da Santa Sé. Atrás, o povo ia respondendo à recitação do Terço, orientado pelo Padre Luís e pelo Diácono Pedro Oliveira. Entre os mistérios, ouviam-se os cânticos do Santuário de Fátima.

Eis que, imprevisivelmente, se abate sobre a região uma forte trovoada e chuva torrencial, fazendo lembrar o dia da última aparição na Cova da Iria! Mas todos continuaram a seguir a Senhora mais brilhante que o Sol, a rezar-Lhe o Terço. Por entre incómodos chapéus-de-chuva abertos, casacos molhados, relâmpagos que iluminavam o céu, estradas alagadas e vento forte, a procissão recolheu à Capela, onde foi rezado o último mistério do Terço e a Consagração a Nossa Senhora.

No final, O servita António Mucharreira dirigiu algumas palavras à comunidade, dizendo que, também em Fátima, «o trovão foi sempre um anúncio da presença de Nossa Senhora. Tenho a certeza que Ela ficará aqui presente convosco. Que Ela vos abençoe agora e interceda sempre por esta terra!»

Era já bem perto das 23h30 quando a Imagem se preparava para deixar o Zambujal, ao som do cântico "Adeus de Fátima" e enquanto o povo se despedia da Mãe do Céu, acenando com lenços feitos pela Paróquia para saudar Nossa Senhora. Foi então que a água da chuva se misturou com as lágrimas que percorriam a face dos presentes, numa emocionada despedida à Santíssima Virgem que se dirigia lentamente para a Basílica do Convento de Mafra, onde ficou até à manhã de hoje.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics