"Raios de Luz"


quarta-feira, 20 de março de 2013

Sobreiro honra Nossa Senhora


A comunidade cristã do Sobreiro recebeu, no passado Sábado, dia 16 de Março, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Depois de ter passado pelas diferentes localidades da paróquia de Mafra, coube ao Sobreiro receber a Virgem Peregrina no último dia antes da partida para a Paróquia de São Miguel de Alcainça. 

A veneranda Imagem de Nossa Senhora de Fátima entrou no Sobreiro pelas 09h30 ao som de cânticos marianos do Santuário de Fátima e com os sinos a tocar a repique e foguetes a estalar no ar, anunciando, com alegria, que a Virgem Mãe estava a chegar. O carro que transportou a Imagem fez uma pequena paragem no Largo da Briosa que se encontrava repleto de fiéis  e devidamente engalanado para dar as boas-vindas a Nossa Senhora.

À chegada, estava presente o Diácono Pedro Oliveira que convidou os presentes a olharem para o rosto ternurento e maternal da imagem, fixando assim os olhos n'Aquela que sempre acreditou e que disse o Seu "Sim" ao Senhor. Com as palavras do Anjo Gabriel o povo do Sobreiro saudou a Senhora mais brilhante com o sol e acompanhou o carro que a transportava até à Igreja.

Pelas ruas, muitas pessoas acenavam com emoção a Nossa Senhora e juntavam-se ao cortejo que se encaminhava para o Largo da Igreja no qual estava desenhado um bonito tapete de serradura feito pela JMV Sobreiro com a ajuda de alguns pais e amigos do grupo.

Já na Igreja, colocada a imagem no trono que foi preparado para a receber, foram cantadas as Laudes de Nossa Senhora e seguiu-se um momento de oração individual até ao meio-dia, hora a que foi rezado o Angelus seguido do Terço do Rosário.

Durante o dia, todos os momentos de oração foram transmitidos para o exterior da Igreja, através de um sistema de som, com o objectivo de convidar todos os que passavam na rua a entrar e a rezar a Nossa Senhora. 

Pelas 14:30 houve actividades com a catequese e esteve presente o Departamento de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa que conversaram com as crianças acerca de como cada um de nós deve escutar e discernir acerca da vontade de Deus a seu respeito.

Pelas 16:00 foi novamente recitado o Terço do Rosário, estando as meditações e os cânticos à responsabilidade da catequese e dos pais. Foi um momento em que a Igreja se encheu de crianças, que à semelhança dos Pastorinhos de Fátima, rezaram à bonita Senhora a Sua oração predilecta, o Rosário.

O programa de actividades do dia estava bastante preenchido e após o Terço da Catequese foi a vez dos mais idosos poderem receber o Sacramento da Santa Unção. Durante o dia o Padre Luís Barros foi confessando muitas pessoas, não só os mais idosos e doentes mas também muitos que há mais de 20 anos que não se confessavam. A Virgem Mãe veio até à Paróquia de Mafra para chamar os filhos dispersos e num tempo em que a Igreja convida à Penitência e à Conversão. Por isso, fazendo jus à Mensagem de Fátima que não é mais do que a Mensagem do Evangelho, muitos crentes quiseram abeirar-se do Sacramento da Penitência.

Por volta das 18:00 coube à JMV Sobreiro louvar a Virgem Maria com a oração de Vésperas, seguindo mais um momento de oração individual até à hora da Santa Missa.

A Missa foi presidida por Sua Exa. Reverendíssima D.Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa e concelebrada pelo Padre Luís Barros. O coro entoou cânticos dedicados a Nossa Senhora e aos acólitos serviram dignamente o altar. A Igreja estava repleta de pessoas que quiseram honrar a Mãe do Céu e por isso, ir «a Jesus por Maria».

Na homilia, D. Nuno Brás falou da importância da conversão e de como o Evangelho da mulher adúltera nos deve interpelar e fazer tomar consciência da misericórdia de Deus.

A Missa foi celebrada em acção de graças pelos 25 anos do Lar e Centro de Dia do Sobreiro e no final da celebração foram entregues algumas lembranças ao D. Nuno Brás e feitos os devidos agradecimentos a todos aqueles que idealizaram, construíram e colaboram actualmente com o Centro Social.

Após a celebração da Santa Missa, apesar do tempo estar a começar a chuviscar, formou-se a procissão que percorreu o itinerário habitual de verão. No momento em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora desceu, no seu andor, ao Largo da Igreja, começou a chover com bastante intensidade.

«Eram as graças do céu que Nossa Senhora derramou sobre a vossa terra» disse o Servita de Fátima, Senhor António Mucharreira no dia seguinte à visita ao Sobreiro. 


Durante a procissão foi recitado o Terço do Rosário, acompanhado por cânticos marianos entoados pelo coro. Os Mistérios do Terço meditavam nas Aparições da Santíssima Virgem em Fátima e foram representados pelas crianças da Catequese com o auxílio do Grupo de Jovens.

Milhares de velas iluminaram, na noite de sábado, as ruas do Sobreiro e muitos altares e flores honravam dignamente a Virgem Mãe. Certamente a Mãe do Céu ficou feliz e sentiu-se honrada e venerada nesta terra que se consagra a Ela, sob o título de Senhora da Saúde.

 No final da Procissão a Banda da Escola de Música e Juventude de Mafra interpretou duas peças musicais dedicadas a Nossa Senhora e após este momento, o Padre Luís Barros deu a bênção final e a veneranda Imagem foi retirada do andor e colocada no carro que a transportou durante estes dez dias na Paróquia.

Entre muitas lágrimas e orações no coração de todos os presentes, o povo do Sobreiro despediu-se da Imagem de Nossa Senhora ao som do "Adeus de Fátima". A JMV Sobreiro ainda teve a oportunidade de acompanhar a veneranda Imagem até à Basílica, onde lhe rezou e cantou antes da última despedida.

Que a visita de Nossa Senhora de Fátima ao Sobreiro permita que este povo cresça na fé e seja mais devoto da Virgem Mãe, a maior intercessora entre Deus e os Homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics