"Raios de Luz"


terça-feira, 5 de março de 2013

Consagração a Nossa Senhora


Com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora à nossa paróquia podemos querer oferecer-Lhe bonitas flores, honrá-la com dignas procissões, recebê-la como se A recebessemos em nossa casa, mas a melhor homenagem que podemos fazer a Maria Santíssima é o oferecimento do nosso coração, isto é, a renúncia da nossa vontade própria afim de consagrá-la inteiramente e sem reserva ao Seu serviço.

Diz-nos Santo Afonso Maria Ligório que «para que tal oferecimento seja agradável à Mãe de Deus e para que sejamos merecedores da Sua especial protecção, não deve ser só de palavras, mas efectivo e com obras. Quem oferece o coração a Maria, deve, antes de mais, fazer da Virgem Santíssima, depois de Deus, o principal objecto do seu amor

«Quem faz a Maria a oferta do coração, deve em segundo lugar, tomar a Excelsa Virgem por modelo, procurando imitar-Lhe as virtudes, especialmente a pureza, a paciência e o amor a Deus e ao próximo».
«Quem oferece o coração a Nossa Senhora deve também ter a Santíssima Virgem por seu perpétuo refúgio, implorando-a em todas as necessidades».

Acima de tudo, quem faz o oferecimento do seu coração a Maria «deve, depois de tão sublime doação, guardá-lo como um depósito sagrado, evitando não somente profana-lo com o pecado mortal, mas também manchá-lo com os pecados veniais que, da mesma forma que ofendem a Jesus Cristo, desagradam à Divina Mãe».

Santíssima Virgem, Mãe de Deus,
eu, pecador indigníssimo, prostrado a Vossos pés,
na presença de Deus todo-poderoso e de toda a corte celestial,
apresento-vos e ofereço o meu coração, com todos os seus afectos.
Eu vo-Lo consagro e quero que seja sempre Vosso e do Vosso amado Filho.
Aceitai, ó Mãe Clementíssima,
a devota oferta que vos faz este pobre servo,
em união com os corações de todos os Santos.
Fazei com que hoje mesmo, eu comece e depois continue,
a viver unicamente para Vós e para Vosso Divino Filho.
Ó Jesus e Maria,
ponde o meu pobre coração entre os Vossos,
para que seja abrasado no Vosso amor
e, depois de uma vida toda consumido pelo fogo do Vossa amor,
possa consumir-se de amor eterno.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics