"Raios de Luz"


sábado, 30 de março de 2013

Ao sepultar Jesus, sepultemos o nosso coração, como o de Maria


Quando uma mãe assiste à morte de seu filho, sem dúvida que ela sente e sofre bastante com isso. Mas quando o filho atormentado, já morto, deve ser sepultado e a aflita mãe despedir-se dele com o pensamento de não mais o tornar a ver é uma dor que excede todas as dores. Foi esta a última dor que trespassou o Coração aflito de Maria Santíssima.

Neste dia em que a Igreja aguarda na expectativa da Ressurreição Gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, voltemos ao Calvário de forma a observar atentamente a dor de Maria, que ainda com o corpo de Jesus nos braços, se consome de dor ao beijar-lhe as chagas.

Os discípulos de forma a pouparem a Virgem Maria de tão grande dor, prepararam o necessário para colocar Jesus no sepulcro. Envolvido num sudário e embalsamado com aromas, carregam o corpo de Jesus até ao sepulcro novo cavado na rocha. De certo que as mulheres seguiam atentamente o cortejo e entre elas, a Mãe Santíssima com o Coração trespassado, acompanhando o Filho à sepultura.

Depois de colocado o corpo no sepulcro novo, os discípulos rolam a pedra para a entrada e assim encerram o corpo de Jesus, naquela terra.

Diz São Boaventura que a Divina Mãe, antes de deixar o sepulcro, abençoou aquela sagrada pedra e assim, dando o Seu último adeus ao Filho, volta para casa, deixando o Seu coração sepultado com Jesus.

E nós? Onde termos o nosso coração sepultado? Será que o sepultamos nos bens do mundo, nos interesses, no lodo do pecado? «Porque é que não sepultamos o nosso coração com Jesus que depois de morto e ressuscitado não quis ficar morto mas no Santíssimo Sacramento do altar para assim ter consigo todos os nossos corações?», diz-nos Santo Afonso.

Procuremos imitar Maria nas nossas vidas. Encerremos o nosso coração, como fez Maria, no santo Tabernáculo para não mais o tirar de lá. Coloquemo-nos em espírito com a Mãe Dolorosa junto do sepulcro de Jesus e unamos os nossos afectos com os de Maria e digamos com amor:

«Ó meu Jesus sepultado, beijo a pedra que Vos encerra. Vós que ressuscitastes ao terceiro dia, fazei que, pelos méritos da Vossa Gloriosa Ressurreição, no último dia também eu ressuscite convosco na glória, para estar sempre unido a Vós no céu, para Vos louvar e adorar eternamente».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics