"Raios de Luz"


domingo, 24 de março de 2013

Depois da despedida da Imagem Peregrina...


Há precisamente uma semana, a Paróquia de Mafra despedia-se da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, após uma visita de 11 dias durante a qual percorreu as localidades da freguesia de Mafra.

Pelas 17:00 horas foi rezada a oração predilecta da Virgem Maria: o Terço do Rosário. Com a Basílica praticamente cheia, o Padre Luís Barros foi conduzindo a recitação do Terço e as meditações nos mistérios e os jovens da Paróquia entoaram bonitos cânticos Marianos em louvor a Nossa Senhora.

Após o Terço, o Servita de Fátima, Sr. António Mucharreira proferiu algumas palavras de agradecimento pela forma como o povo da freguesia de Mafra acolheu Nossa Senhora e interpelou os presentes a tomarem uma maior consciência da Mensagem de Fátima e das implicações que as Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria há praticamente cem anos ainda são actuais e continuam a brotar uma mensagem em consonância com o Evangelho.

Ao som do cântico "Ó Maria cheia de graça" teve início a celebração da Santa Missa na qual presidiu o Pároco Pe. Luís Barros e concelebraram o Prior de São Miguel de Alcainça (paróquia que acolheu a Veneranda Imagem após Mafra), o Padre Francisco do Santuário de Fátima e um Padre membro dos Arautos do Evangelho.

A Homilia ficou a cargo do Padre Francisco, mestre de cerimónias do Santuário de Fátima e proferiu um sermão que, de certo, tocou o coração de todos e que em muito edificou os presentes nesta Eucaristia.
«Nesta partida da Imagem Peregrina, importa fixarmo-nos no que fazer depois. Só tem sentido a visita se a Virgem Santíssima nos ajudar a mudar o nosso coração e a nossa vida. Num mundo onde o catolicismo é constantemente anulado, o desafio está em conseguirmos ser testemunhas da fé em Jesus e na Santa Igreja».

De facto, durante a visita da Imagem Peregrina, muitas pessoas se abeiraram do Sacramento da Confissão. Nas semanas que antecederam a chegada de Nossa Senhora, o Padre Luís Barros foi alertando sobre a importância de não deixarmos "passar a Senhora" com o coração sujo e marcado pelos pecados. Uma coisa é certa, na nossa comunidade fomos testemunhas de que pessoas que já há muitos anos que não se confessavam, no dia em que Nossa Senhora estava no Sobreiro acorreram ao confessionário, cumprindo assim o apelo de Fátima à Conversão.

«O meu Imaculado Coração triunfará! - Nesta expressão tão bonita de Nossa Senhora contempla-se a misericórdia de Deus, no entanto, é preciso conversão, tal como fez a mulher adúltera no evangelho que escutámos.»

«Maria traz-nos a figura de Jesus, uma humilde criança que demonstra a grandeza de Deus (...) Os apelos de Nossa Senhora são os mesmos aos apelos do Evangelho»

O Padre Francisco prosseguiu dizendo: «Maria, Mãe dos Homens, vem frequentemente ao nosso encontro para nos admoestar a olharmos para o amor de Deus. Nossa Senhora disse em Fátima para não nos conformarmos com o mundo em que vivemos».

A homilia terminou com um apelo que veio sendo repetido durante os dias em que Nossa Senhora visitou as diferentes Capelas e Igreja da Paróquia: «Colocados sob o Reinado de Maria, aceitamos que Ela nos conduza. O que é que Ela nos pede? 'Fazei tudo o que o meu Filho vos disser' e rezando o Terço diariamente. A oração do Terço não é simplesmente um repetir de frases, mas sim, ir ao encontro de Deus. Pegando na Escritura e nos acontecimentos da vida de Jesus, pedimos a Maria que nos ajude a fazer a vontade do Pai.»

Após a celebração da Santa Missa, foram recitadas três Avé-Marias  e todos os presentes se consagraram a Nossa Senhora. Depois, entre lágrimas e acenar de lenços, a Imagem Peregrina partiu nas mãos do Servita de Fátima rumo ao carro que a transportaria até São Miguel de Alcainça.

A Paróquia de Mafra honrou verdadeiramente a Mãe de Deus, acompanhando-a nas celebrações nas diferentes localidades e rezando-lhe confiadamente. Apesar da chuva e do mau tempo que se fez sentir durante praticamente toda a visita da Imagem Peregrina, as Igrejas foram sempre pequenas para acolher tantos que se quiseram ir "Ad Jesum per Mariam" - a Jesus por Maria.

Que Nossa Senhora do Rosário de Fátima proteja todos os paroquianos debaixo do Seu Manto Maternal, e que, na hora da tribulação, saibamos que Maria é o Auxilium Cristianorum - Auxílio dos Cristãos - e a nossa maior intercessora junto de Seu amado Filho. 

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, salvai-nos e salvai Portugal que em Vós confia!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics