"Raios de Luz"


quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa: o dia do Amor


«Um pai amoroso nunca demonstra melhor a sua ternura e o seu afecto para com os seus filhos do que no fim da sua vida, quando os vê em torno do seu leito, aflitos e com olhos de pranto, e pensa que em breve deve abandoná-los. Tira do seu coração e põe sobre os seus lábios o resto da sua vida, abraça os filhos e exorta-os a serem sempre bons, imprimindo-lhes no rosto os mais ternos sentimentos. Por fim, relembra sempre o amor que dedicou durante a sua vida aos filhos.»

Santo Afonso Maria Ligório usa esta imagem para nos descrever como foi, no decorrer da Última Ceia, a despedida de Jesus para com os seus discípulos, horas antes de dar a Sua vida na Cruz.

Jesus Cristo, verdadeiro Pai da nossa alma, embora em toda a Sua vida nos tivesse dado provas do seu amor infinito, quando chegou o termo dos seus dias, quis dar-nos a prova mais patente: a instituição do Santíssimo Sacramento, e por isso, na noite em que sabia que ia ser entregue por um dos Seus discípulos, reuniu-os ao Seu redor e instituiu a Santíssima Eucaristia.

Escondido debaixo das espécies sacramentais, Jesus deixou-nos o Seu Corpo, Alma e Divindade - inteiramente todo o Seu ser. Jesus quis fazer-se nosso sustento, a fim de que, intimamente ligado à nossa alma, nos santifique com a Sua presença.

Será que neste dia em que celebramos a instituição da Santíssima Eucaristia, e durante todo o ano temos consciência de que é verdadeiramente o Corpo, Sangue Alma e a Divindade de Jesus que comungamos? As nossas atitudes depois da Santa Missa são correspondentes de quem é Sacrário Vivo e que guarda em si mesmo Jesus Morto e Crucificado por nós?

Procuremos avivar a nossa fé para recebê-Lo com as devidas disposições, dilatando o nosso coração pela confiança e lembrando-nos que Ele vem até nós porque nos ama e para nos enriquecer com as Suas graças.

Humilhemo-nos perante a Sua Divina Majestade e lembremo-nos que, muitas vezes, em vez de O amarmos, O temos magoado e Lhe voltado as costas, desprezando o Seu amor para connosco.

Façamos nossas as sábias palavras do doutor angélico, Santo Afonso:
«Vinde, ó Meu Jesus. Vinde depressa e não tardeis. Ó meu único e infinito Bem, meu tesouro, minha vida, meu amor, meu paraíso, quisera receber-Vos com aquele amor que Vos receberam as almas mais santas e puras, com que Vos recebeu Maria Santíssima.

Santíssima Virgem e minha Mãe querida, dai-me hoje o Vosso Jesus, assim como O destes aos pastores e aos Magos. Desejo recebê-Lo de Vossas mãos puríssimas. Dizei-lhe que sou Vosso servo e devoto, porque assim me olhará com olhar mais amoroso e me apertará mais estreitamente contra o Seu Coração, quando vier a mim.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics