"Raios de Luz"


domingo, 3 de março de 2013

Procissão do Senhor dos Passos na Paróquia de Mafra


No passado domingo, dia 24 de Fevereiro, a Paróquia de Mafra realizou a primeira das quatro Procissões Quaresmais - a Procissão do Encontro, também conhecida por Procissão do Senhor dos Passos.

Antes da procissão foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pároco, o Padre Luís Barros na qual também esteve presente o Padre João Vergamota (Prior da Encarnação, Sobral da Abelheira e Santo Isidoro).

Após a Missa, o andor de Nossa Senhora da Soledade entrou na Basílica e encaminhou-se para junto do altar, ao redor do qual estava o andor do Senhor dos Passos. Coube ao Padre João a realização do tradicional Sermão do Encontro antes da saída da procissão.


Das palavras proferidas pelo Padre pregador transcrevemos parte delas na certeza de que aos presentes, que atentamente olhavam para o encontro doloroso entre A Mãe amargurada e sofredora e O Filho que carrega a cruz, em muito os edificaram.  

«Caros irmãos, hoje somos convidados a contemplar Jesus no Seu caminho do Calvário, até dar a vida por nós. Somos convidados a vê-Lo passar. E uma pergunta surge: na passagem de Jesus pela nossa vida, quem queremos ser? Queremos ser como os escribas e fariseus, invejosos de Jesus pelo bem que Ele faz? Será que queremos ser como Pilatos , que tinha medo de perder as vantagens temporais para abraçar a verdade e o Amor? (...) Quem somos nós no processo de Jesus?»


Após esta questão inicial, o Padre João Vergamota prosseguiu: «Vê-Lo assim deve criar em nós um profundo desejo de O amar, de mudar de vida! A cruz de Jesus continua presente hoje! E perante a cruz de Jesus podemos abraçá-la para nos salvarmos ou recusá-la para nos condenar-mos.»

«A quem podemos imitar neste seguimento de Jesus, pela cruz, sempre fiel? Quem experimentou de forma singular esta dor de amor por Jesus? Maria, Sua Mãe. Ela é o nosso maior modelo no seguimento de Jesus, na dor e no amor. (...) Sabemos que junto à cruz estava Maria e João. E nessa hora derradeira Jesus escreve o Seu testamento e deixa a Sua Mãe a São João. O coração da mãe é dado ao coração do amigo!»

«Aprendamos com Nossa Senhora a dizer "Sim a Deus - Fiat" em todos os momentos da nossa vida. Também nas horas de dor (...) na hora da cruz Maria disse sempre Sim, não compreendendo aquela hora em que o Seu Filho estava desfigurado. Mas confiou sempre! Seja assim também connosco. Que Ela nos ajude a levar a cruz. Que ela nos ajude a acreditar sempre 'Feliz és Tu porque acreditaste'».

«Que Maria entre nas nossas famílias, que a oração do Terço possa voltar a encher os lares cristãos!»


A propósito deste convite feito pelo pregador, foram recordadas as palavras do Beato Papa João Paulo II na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, na qual afirmava «Oração pela paz, o Rosário foi desde sempre também a oração da família e pela família. Outrora, esta oração era particularmente amada pelas famílias cristãs e favorecia certamente a sua união. É preciso não deixar perder esta preciosa herança. A família que reza unida, permanece unida»

«Maria é a Mãe de Jesus, Mãe de São João, minha e nossa Mãe! Ela é a Mãe da Igreja. (...) Apoiemo-nos sempre n'Ela para que nos leve sempre a Jesus. E não tenhamos medo de amar Nossa Senhora, porque quem A ama de verdade amará sempre Jesus».

«Que Ela nos ajude a pôr Jesus em primeiro lugar e nos ajude a convertermo-nos nesta Quaresma!»

A celebração continuou com a Procissão no Terreiro D. João V e terminou, já dentro da Basílica, com a bênção com o Santo Lenho, um pedaço da cruz de Jesus. 

A próxima procissão é já no IV Domingo da Quaresma - dia 10 de Março - Procissão da Penitência da Ordem Terceira Franciscana.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics