"Raios de Luz"


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mensagem do Papa para a Quaresma

Com o título “Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza”, inspirado numa passagem da segunda carta de São Paulo aos Coríntios, a Mensagem do Papa para a Quaresma hoje divulgada, sublinha que a miséria «não coincide com a pobreza», mas é «a pobreza sem confiança, sem solidariedade, sem esperança».
 
O estilo de Deus não se revela através do poder nem da riqueza do mundo, mas através da fragilidade e da pobreza, para se tornar mais próximo de todos. Faz-Se próximo, consola com ternura e salva - diz o Papa - sublinhando que os cristãos são chamados a imitar Cristo, a ver e a aliviar as misérias dos irmãos.
 
Francisco aponta diferentes tipos de miséria: material, moral e espiritual.
 
A miséria material afecta os que não têm bens de primeira necessidade nem possibilidades de progresso e crescimento cultural. O poder, o luxo e o dinheiro são obstáculos à distribuição equitativa das riquezas. O Papa apelo, por isso, à conversão das consciências, para uma maior justiça, igualdade, sobriedade e partilha.
 
Há também a miséria moral, a dos que são escravos do vício e do pecado – álcool, droga, jogo, pornografia – uma espécie de suicídio que leva à ruína económica e também à miséria espiritual, ou seja, quando nos afastamos de Deus e nos consideramos auto-suficientes.
 
A miséria espiritual atinge-nos quando nos afastamos de Deus e recusamos o Seu amor. Se julgamos não ter necessidade de Deus, que em Cristo nos dá a mão, porque nos consideramos auto-suficientes, vamos a caminho da falência. «O Evangelho - diz Francisco - é o antídoto contra a miséria espiritual e o cristão deve levá-lo a todos os ambientes».
 
A Quaresma é um tempo propício para o despojamento e Papa recorda-nos ainda que a verdadeira pobreza dói e desconfia da esmola que não custa nem dói.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics