"Raios de Luz"


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos

 

“Todas as gerações me proclamarão Bem-Aventurada,
porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas!” (Lc 1, 48 – 49)

Aproximamo-nos do final do mês em que, durante trinta e um dias, fomos convidados a venerar de maneira especial a nossa Mãe do Céu. E o bonito mês de Maio termina, liturgicamente, com a Festa da Visitação, em que a Igreja lembra o auxílio que Maria prestou a Santa Isabel, Sua prima de idade avançada, que estava grávida.

Desde o primeiro intante da Sua existência, Nossa Senhora fez da Sua vida um autêntico e ininterrupto serviço a Deus e aos irmãos. Obedecendo sempre e em tudo à vontade de Deus, Maria Santíssima quis colaborar de forma especialíssima na obra da Redenção.

Assim, pode dizer-se da Virgem Maria que Ela é como um precioso diamante cravado na aliança entre Deus e os homens. É aurora que precede a Luz do mundo, o Salvador que Ela traz no Seu ventre Sagrado. Com o sim” de Maria, a humanidade ganhou uma poderosíssima auxiliadora, a Virgem concebida sem pecado, o Primeiro Sacrário de Jesus na terra.

Depois de Se entregar totalmente, no plano divino, à vontade de Deus para auxiliar o mundo a erguer-se do abismo, Ela não hesita - no plano humano – em  ir auxiliar a Sua parente, levando-Lhe Jesus Cristo, que Se desenvolvia no Seu seio.

Assim como a Virgem Santíssima auxiliou, na terra, os primeiros cristãos com as Suas orações, exemplos e palavras, Ela continua agora, no Céu, a ser o Auxílio dos Cristãos. Este título de Nossa Senhora foi introduzido na Ladainha pelo Papa São Pio V, em comemoração da vitória alcançada contra os muçulmanos na batalha de Lepanto, a 7 de Outubro de 1571.

Como sabemos, a Igreja aqui na terra é também chamada de Igreja militante, pois os cristãos lutam continuamente pela defesa e pela propagação da Fé e contra os três inimigos da alma: o mundo, o Demónio e a carne. Nossa Senhora continua assim a exercer o Seu papel de auxiliadora neste combate, principalmente nos grandes momentos da história, em que tudo parece perdido.

Recorrer a Maria como “Auxílio dos Cristãos” é reconhecer nesta boa Mãe o poder que Ela tem junto de Deus. É confiar totalmente no auxílio que, no meio das tempestades e batalhas deste mundo, só do Céu nos pode vir.

De uma maneira especial, devemos recorrer à intercessão da Santissima Virgem, não só a favor de pessoas ou países, mas também para o bem de toda a Igreja Católica e do Santo Padre. A Mãe de Deus tem particular poder nos momentos mais trágicos da humanidade e nos períodos mais difíceis para a Igreja, ou não fosse Ela a Mãe do Corpo Místico de Cristo, Mãe da Santa Igreja.

São João Bosco, padre Salesiano (1815-1888), foi um grande impulsionador da devoção a Nossa Senhora como Auxílio dos Cristãos, chegando a construir-Lhe um Santuário. As suas palavras proferidas no século XIX são quase proféticas e podiam perfeitamente ser aplicadas aos dias de hoje, em que a necessidade de recorrer à Santissima Virgem é, a cada dia que passa, mais urgente:

"Recomendai-vos constantemente a Jesus Sacramentado e Nossa Senhora Auxiliadora. Maria quer que a veneremos sob o título de 'Maria, Auxiliadora dos Cristãos’. Os tempos são tristes e temos necessidade de que a Virgem Santa nos ajude a defender a fé cristã”.


Coloquemo-nos nas mãos de Nossa Senhora. Confiemos na Sua intercessão  pelo Santo Padre e peçamos-Lhe o auxílio divino que só Ela nos pode alcançar, nestes tempos dificieis para o mundo e em especial para a Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics