"Raios de Luz"


sábado, 26 de maio de 2012

Mandai Senhor o Vosso Espírito


Neste Domingo, a Igreja celebra a Solenidade do Pentecostes, encerrando-se assim o Tempo Pascal. Ao celebrar o Domingo de Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, lembramos a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos no Cenáculo e, por tradição, o nascimento da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

O que aconteceu naquele dia de Pentecostes foi o milagre da unidade: de repente, pessoas de vários povos e línguas, começam a entender-se embora falassem línguas diferentes e fosse de partes tão distantes como Mesopotâmia, Frígia, Panfília, até mesmo colonos de Roma. Todos falam e entendem a linguagem de Deus.

É pelo facto de todos entenderam a mesma mensagem, cada um na sua própria língua, que a Igreja se diz “católica”, isto é, universal, acessível a todos que queiram abraçar esta mesma mensagem de salvação transmitida por Jesus aos Seus Apóstolos e, por eles, a toda a terra. Por guardar e transmitir fielmente os ensinamentos dos Apóstolos, a Igreja diz-se também “apostólica”.

Naquele dia, o Espírito Santo desceu como línguas de fogo sobre a primeira comunidade cristã, e impeliu-a a anunciar a Boa-Nova a todo o mundo, concedendo-lhe as graças e os dons necessários para esta missão evangelizadora.

Se hoje pertencemos a esta Igreja e reconhecemos a sua Fé e Doutrina como a Verdade revelada por Jesus Cristo, é porque, desde o tempo dos Apóstolos, nunca faltaram homens e mulheres que continuaram a obra começada por eles. Depois de tantos séculos com tão grandes dificuldades, calúnias, perseguições e martírios, como é que a mensagem de Nosso Senhor chegaria até aos confins da terra, se a Igreja não continuasse a ser assistida continuamente pelo Espírito Santo?

Todos os anos, neste dia, somos convidados a recordar que, tal como Maria Santíssima e os Apóstolos, também nós recebemos um dia o Espírito Santo no dia do nosso Baptismo e, de um modo especial, no Sacramento da Confirmação ou Crisma. E, tal como a eles, o mesmo Espírito dá-nos força para transmitir e testemunhar ao mundo inteiro, por palavras e por obras, a Fé e os ensinamentos que recebemos da Igreja.

É esse o testemunho que temos dado? Temos deixado que o Espírito Santo actue em nós? Ou, pelo contrário, temo-nos protegido deste “vento forte” e tentado apagar este “fogo” de amor que vem de Deus?

Para deixarmos que o Espírito Santo actue em nós e nos favoreça com a plenitude dos seus dons, é preciso ter consciência da presença contínua deste Espírito, que nos aconselha, vivifica e impele a dar um firme testemunho de Fé na Igreja de Nosso Senhor, nascida no Cenáculo sob a protecção da Santíssima Virgem Maria, Ela que é o modelo de Fé por excelência.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics