"Raios de Luz"


sábado, 5 de maio de 2012

Maria, nossa Mãe

Maria deve ser chamada e é verdadeiramente a nossa Mãe espiritual. Não é por acaso que os devotos de Maria A chamam de Mãe e parece que não sabem invocá-La com outro nome, nem se fartam de chamá-La Mãe.

Esta grande Mãe, pelo seu amor gerou-nos, primeiro quando consentiu em que o Verbo Eterno Se fizesse Seu filho, porque desde então Ela pediu a Deus a nossa salvação, e de tal maneira a procurou, que bem se pode dizer que desde então nos trouxe no Seu ventre como Mãe amorosíssima.

O outro tempo em que Maria nos deu à luz, foi quando também consentiu com toda a sua vontade, que o Seu Filho morresse por nós, para que tivéssemos vida, fazendo o doloroso sacrifício no Calvário. E isto quis exactamente dizer nosso Salvador, quando, antes de expirar, olhando para a Sua Mãe e para o discípulo predilecto, lhe disse:  «Mulher, eis aí teu filho». Como se lhe dissesse: "Eis aí o homem que em consequência da oferta que fazes da minha vida pela sua salvação, já nasce para a graça; eu Te declaro sua mãe."

Alegrai-vos todos os que sois filhos de Maria! E que temor tendes de vos perder, quando esta Mãe vos defende e protege? Eis que ela nos chama e nos convida para junto de Si!

As crianças têm sempre na boca o nome da mãe; em qualquer perigo que se vejam, logo se lhes ouve levantar a voz e dizer: Mãe, Mãe! É isto exactamente o que a Virgem deseja de nós. Ela quer salvar-nos, como já tem salvado tantos filhos Seus. Por isso quer que, como as crianças, que nunca nos afastemos do Seu lado e A invoquemos em todos os perigos.

Ó minha Mãe Santíssima, como é possível que, tendo mãe tão santa, seja eu tão perverso! Tendo uma Mãe tão abrasada no amor de Deus, tenha eu de amar as criaturas...e tendo uma Mãe tão rica de virtudes, seja eu tão pobre? Ó Mãe Santíssima, não mereço mais, é verdade, ser digno de me chamar Vosso filho. Basta-me ser admitido no número de Vossos servos. Mas não me proibais de Vos chamar também minha Mãe.

O Vosso nome de Mãe consola-me! Minha Mãe, minha Mãe Santíssima! Assim Vos chamo e Vos quero sempre chamar. Depois de Deus, deveis ser Vós a minha esperança, o meu refúgio e meu amor, enquanto estiver neste vale de lágrimas. É assim que espero morrer, entregando a minha alma entre as Vossas mãos benditas e dizendo-vos: Ó minha Mãe, ó Maria, minha Mãe, ajudai-me e tende compaixão de mim!

(Santo Afonso Maria de Ligório. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics