"Raios de Luz"


sábado, 12 de maio de 2012

A Mensagem de Fátima para a Igreja e para o Mundo


"O conteúdo da mensagem de Nossa Senhora de Fátima está tão profundamente radicado no Evangelho e em toda a Tradição, que a Igreja se sente interpelada por esta mensagem."
(Papa João Paulo II, 13 de Maio de 1982)

A Mensagem de Fátima foi iniciada pelo Anjo da Paz em 1916 e completada por Nossa Senhora, em 1917.  A nossa Mãe Santíssima não pediu nada que fosse especialmente difícil. A Mensagem do Céu, trazida por Maria, é um convite à conversão, à oração (especialmente do Terço), à fidelidade à Fé Católica, à devoção à Santíssima Eucaristia e ao sentido de reparação pelos pecados cometidos contra Deus e contra o Imaculado Coração de Maria.

Podemos dizer que Fátima é um “grito angustiado” de Deus que, ao ver tanto mal e tantas almas a desviarem-se do bom caminho, ao assistir à violência da guerra com que o século XX começou e antevendo maiores perigos para a Fé e para a humanidade, envia a Sua Mãe Santíssima para que os homens se lembrem do Evangelho e se voltem novamente para Ele.

A frase proferida pelo Papa João Paulo II mostra que a Igreja reconhece que, de facto, a Mensagem de Fátima é um resumo do Evangelho e da Doutrina Católica, oferecida pelo Céu aos homens do nosso tempo que tentam afastar Deus da sociedade e relativizar (senão mesmo negar) o contributo da Igreja e da sua Doutrina para o bem das nações .

A Mensagem de Nossa Senhora de Fátima incide, principalmente, em três aspectos: na oração, conversão e reparação.

Ainda em 1916, o Anjo ensinou duas orações aos pastorinhos e repetidamente os convidava a oferecer orações e sacrifícios. Nossa Senhora pediu em todas as aparições que se reze pelo menos um Terço todos os dias, especialmente pela paz, pela salvação dos pecadores e pelo Santo Padre.
A outra parte principal da Mensagem de Fátima é, então, a conversão dos pecadores. Maria Santíssima pede que se reze e se façam sacrifícios para salvar as suas almas. Em Julho de 1917, após mostrar o Inferno aos pequeninos pastores, Nossa Senhora disse-lhes: "Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Rezai, rezai muito, que vão muitas almas para o Inferno, por não haver quem se sacrifique e peça por elas.”

Um outro aspecto principal da Mensagem é a necessidade de conversão. Nossa Senhora pediu a consagração da Rússia e a posterior conversão deste país, pois era lá que se iniciava, precisamente em Outubro de 1917, uma importante Revolução da qual surgiu uma forma mais organizada da ideologia comunista e do ateísmo. Pedindo a conversão da Rússia, Maria Santíssima quis que esses erros não se espalhassem mais pelo mundo, assim como deseja que essa nação volte a aceitar o Primado do Papa e, consequentemente, retorne à Fé Católica. Assim, o convite à conversão não é apenas um convite à mera mudança de comportamentos, mas sim a uma mudança radical conforme os ensinamentos de Cristo e da Sua Igreja.

Por fim, a Mensagem de Fátima fala de reparação. Na última aparição,  Nossa  Senhora pediu, com tristeza: "Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido!"  Já em 1916, o Anjo ensinara aos Pastorinhos orações de reparação pelos pecados cometidos contra as três virtudes teologais e contra o Santíssimo Sacramento.
       
“Não ofendam mais a Deus, Nosso Senhor!” - pediu Maria Santíssima em Fátima. Tem o mundo feito caso destas palavras, proferidas quase há um século?

Com o passar dos anos, podemos verificar que muito do que a nossa Mãe pediu em Fátima não foi cumprido ou tem sido pura e simplesmente ignorado. O mundo continua em decadência de costumes, mantém-se em alerta com os rumores de guerras, com o aumento de violência e com as crises financeiras (reflexo da crise de valores) e a crise de Fé abala a sociedade.

A Virgem Maria preveniu que, se a Igreja e as pessoas em geral não respondessem aos pedidos feitos pelo Céu em Fátima, o mundo seria afectado por guerras, fomes, martírio de fiéis e perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Isto porque a sociedade que rejeita Deus fica entregue a si própria, numa ilusória auto-suficiência, mas na verdade escrava dos seus caprichos, silenciando e ignorando as vozes que se opõem às suas ideias "modernizantes", como tantas vezes acontece na sociedade secularista, em que a Igreja vê os seus ensinamentos criticados e a sua Doutrina silenciada.

Não queiramos fazer parte desta sociedade “moderna”, que vive como se Deus não existisse. Nós, que veneramos e amamos a Mãe Santíssima, respondamos aos seus pedidos, pelo menos rezando o Terço todos os dias pelos pecadores, pela Igreja e pelo Santo Padre.

Não tenhamos medo de ficar ao lado da Igreja e de defender a sua Doutrina - que nos é relembrada pela Mensagem de Fátima - ainda que com isso sejamos perseguidos e caluniados, talvez até por outros que se dizem “cristãos”.

Nas provações e diante de notícias que nos levam tantas vezes a questionarmos a nossa Fé e a santidade da Igreja Católica, lembremo-nos das palavras que a Virgem Santíssima dirigiu aos Pastorinhos:



"Ides pois ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto. 
Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará!”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics