"Raios de Luz"


sexta-feira, 4 de maio de 2012

"Permanecei em Mim"



No Evangelho deste V Domingo do Tempo Pascal,  Jesus  compara-Se à videira e a nós aos seus ramos. Os ramos só dão fruto se estiverem unidos à videira, que lhes dá alimento e os sustenta, para que não sequem e fiquem estéreis.


A mensagem é clara: só unidos a Cristo é que daremos fruto. O ramo que se separa do tronco seca e morre sem produzir frutos. Como qualquer lenha inútil, o agricultor aquando da poda, corta os ramos secos e são lançados ao fogo. Mas os ramos que se mantêm unidos ao tronco recebem a seiva da vida que os torna fortes, vigorosos e férteis, produzindo fruto abundante.

“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”. Permanecermos ligados à videira – ou seja, permanecermos em Jesus Cristo -  significa, acima de tudo, não abandonar os compromissos assumidos no Baptismo. Significa viver a nossa vida de cristãos firme e fielmente, segundo a vontade de Deus. Jesus assegura-nos que permanecerá em nós, se nos confiarmos totalmente a Ele.

“Sem Mim, nada podeis fazer.” Quando os ramos tentam viver independentes da videira, perdem a força e a vitalidade, acabando por secar. Sem esta vida que a videira lhes dá, os ramos facilmente caem. Sem a força e a vida que só Cristo nos pode dar, tambem nós facilmente caímos no pecado e no erro, tornando-nos estéreis nas nossas palavras e acções, por muito boas que aparentem ser, pois tudo fazemos guiando-nos apenas por nós próprios.
              
Jesus insiste sobre a importância de permanecermos n’Ele, fazendo-nos antever as consequências fatais para quem d’Ele se separar. O ramo tentando viver por si só, separado da videira, seca e, não sevindo para mais nada, será lançado ao fogo.

Assim, quando nos fechamos em esquemas de auto-suficiência e comodismo, quando orgulhosamente pensamos ser donos e senhores de nós próprios, estamos a recusar esta união que o Senhor quer manter connosco e a cortar a nossa relação com a Vida plena que é Jesus.

Para que não nos tornemos ramos secos e nos arrisquemos, no último dia, a ser lenha inútil lançada ao fogo, é preciso renovarmos em cada dia o nosso propósito de vivermos segundo as Leis de Deus e da Igreja. Só assim, unidos a Jesus Cristo, daremos bons frutos para a colheita da Vida Eterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics