"Raios de Luz"


sexta-feira, 3 de maio de 2013

"O Espírito Santo vos recordará tudo o que Eu vos disse"


No Evangelho do VI Domingo do Tempo Pascal, continuamos no contexto da Última Ceia, na qual Jesus entrega aos Seus discípulos o Mandamento do Amor. Jesus fala também da Sua partida para junto do Pai e de como a Igreja se manterá após a Sua Ascensão aos céus.

É através do Espírito Santo, que foi prometido aos Apóstolos, que a Igreja tem caminhado ao longo destes vinte séculos de história e que continuará até ao fim dos tempos, tal como refere Jesus.

Ao iniciar o Evangelho, Jesus diz aos discípulos «quem me ama guardará a minha palavra». Quem ama Jesus e O escuta, identifica-se com Ele, vivendo como Ele numa entrega da própria vida em favor de Deus e ao serviço dos irmãos. Mas não é esta proposta um caminho difícil, e exigente para os discípulos e para cada um de nós hoje em dia?

Muitas vezes, seguimos Jesus nos seus ensinamentos, somos fiéis à Eucaristia e perseverantes na oração mas falta-nos o resto: falta-nos viver de acordo com o Evangelho. Falta-nos dar testemunho vivo daquilo que acreditamos e d'Aquele que seguimos.


De facto nem sempre é fácil... Mas Jesus não deixou os Apóstolos sozinhos nem nos deixa a nós. «Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse.» O Espírito Santo é um "auxiliador", um "consolador" que tem a função de ensinar e recordar tudo o que Jesus propôs.

Por maiores que sejam as nossas limitações, nós, homens, podemos olhar com confiança para os Céus e sentir-nos cheios de alegria: Deus ama-nos e liberta dos pecados aqueles que se arrependem e que procuram viver segundo os seus ensinamentos.

O Evangelho termina com a promessa da Paz. Não se trata, porém, de uma paz mundana, tal como refere Jesus. Na homilia da Missa de dia 30 de Abril, o Papa Francisco também fez referência à necessidade da Paz que desce dos céus, distinguindo-a claramente da paz que o mundo pode "dar", ou melhor dizendo, "fazer sentir".

Segundo o Papa, «se a Igreja tem a paz mundana, é uma igreja fraca, uma Igreja que será vencida e incapaz de anunciar o Evangelho e a mensagem da Cruz.» De facto, a Paz que Jesus deixa aos Seus discípulos fortalece a Igreja e ajuda-a a caminhar neste mundo.

Procuremos nesta semana pedir ao Senhor pela Santa Igreja. Rezemos pelo Santo Padre e por toda a Igreja, para que sejamos sempre fiéis aos ensinamentos de Jesus e dóceis à acção do Espírito Santo, procurando assim viver de acordo com o Evangelho e os Mandamentos da Lei de Deus.


Proposta de cânticos para a Missa:

Entrada - Nós somos as pedras vivas NCT 346

Ofertório - Senhor, Vós sois o caminho (C. Silva)
Comunhão - Pai Santo, guarda no Teu nome (M. Simões)
Acção de Graças - Enviai Senhor o Vosso Espírito (C. Silva)
Final - Crê em Jesus e serás salvo (T. Sousa)

NCT - Novo Cantemos Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics