"Raios de Luz"


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Semana da Vida


Com o tema 'Dá mais Vida à tua vida', a Comissão Episcopal do Laicado e Família propõe-nos esta semana como a Semana da Vida, respondendo ao apelo do Papa João Paulo II, de uma celebração anual em defesa da vida, com o objetivo de promover nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, desde a concepção até  à morte natural, concentrando a atenção de modo especial na problemática gravíssima do aborto e da eutanásia.
 
O objectivo é despertar as consciências dos católicos para que lutem activamente contra estes atentados à vida humana, em toda e qualquer circunstância.
 
O Catecismo da Igreja Católica é claro quanto à gravidade do aborto:
 
«2272. A colaboração formal num aborto constitui falta grave. A Igreja pune com a pena canónica da excomunhão este delito contra a vida humana (...) A Igreja não pretende, deste modo, restringir o campo da misericórdia. Simplesmente, manifesta a gravidade do crime cometido, o prejuízo irreparável causado ao inocente que foi morto, aos seus pais e a toda a sociedade.»
Já sobre a eutanásia, discussão que parece ganhar terreno a cada dia que passa, a Igreja afirma:
 
«2277. Quaisquer que sejam os motivos e os meios, a eutanásia directa consiste em pôr fim à vida de pessoas deficientes, doentes ou moribundas. É moralmente inaceitável. Uma acção ou uma omissão que, por si mesma ou na intenção, cause a morte com o fim de suprimir o sofrimento, constitui um assassínio gravemente contrário à dignidade da pessoa humana e ao respeito do Deus vivo, seu Criador».
Como podemos ver, apesar de poderem ser 'legais', a Igreja não hesita de chamar a estes procedimentos o que realmente são: verdadeiros assassínios. É esta verdade que temos de ter coragem para anunciar, sem medo ou vergonha de sermos rotulados de 'fanáticos fundamentalistas', como tantas vezes se ouve por aí!
Toda a sociedade que não fundamente as suas leis no respeito total pela vida humana, trabalha, no fundo, para a sua própria ruína. Defender a vida humana é uma urgente missão para todos os cristãos dos tempos actuais, sem ceder nem aos egoísmos, nem às correntes de opinião dominantes, nem aos parlamentos.
Hoje também é o Dia Internacional da Família. A Família não pode continuar a ser deformada e destruída por leis que possibilitem verdadeiros ultrajes à dignidade humana, como por exemplo as leis que permitem as uniões de pessoas do mesmo sexo, a adopção de crianças por esses mesmos pares e a falta de regulamentação para os embriões excedentários, frutos da Procriação Medicamente Assistida.
 
 
Neste dia, oferecemos a oração do Terço para que todos reconheçam o valor da Vida Humana, confiando o nosso país à protecção  d’Aquela que é a Mãe do Autor da Vida e reparando o Seu Coração Imaculado pelos pecados públicos da Nação Portuguesa.
 

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA PELA VIDA,
DO PAPA JOÃO PAULO II
 
Ó Maria, Aurora do mundo novo,
Mãe dos viventes!
 
Confiamo-Vos a causa da vida:
olhai, Mãe, para o número sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil viver,
de homens e mulheres vitimas de inumana violência
de idosos e doentes assassinados pela indiferença
ou por uma suposta compaixão.
Fazei com que todos aqueles que crêem no Vosso Filho
saibam anunciar com desassombro e amor
aos homens do nosso tempo o Evangelho da vida,
alcançai-lhes a graça de o acolher
como um Dom sempre novo,
a alegria de o celebrar com gratidão em toda a sua existência
e a coragem para o testemunhar com grande firmeza,
para construírem a civilização da verdade e do amor,
para louvor e glória de Deus, Criador da vida.
 
 
Amén.
Da Carta Encíclica EvangeliumVitae
sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics