"Raios de Luz"


quarta-feira, 1 de maio de 2013

"Ite ad Joseph" - Festa de São José operário


Celebramos hoje a Festa Litúrgica de São José operário, solenemente proclamada por Sua Santidade o Papa Pio XII no dia 1 de Maio de 1955, na Praça de São Pedro diante de milhares de trabalhadores que à época reclamavam pelos seus direitos.

Interessa perceber, antes de mais, a razão pela qual o Papa Pio XII quis escolher São José, Patrono da Igreja, como o santo deste dia e quais os ensinamentos que devemos tomar da vida de S. José para a vida de hoje, volvidos que estão mais de 150 anos de história.

São José, que na Escritura e na Tradição da Igreja é reconhecido como um homem justo, é quem revela com a sua vida, que Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).

Por isso o Papa escolheu São José como protector deste dia, pois ninguém mais do que o humilde trabalhador de Nazaré pode ensinar aos outros trabalhadores a dignidade do trabalho, e protegê-los com a sua intercessão junto de Deus.

São José teve de enfrentar momentos difíceis, saindo vencedor pela confiança em Deus que nunca nos abandona. Ao lado de São José, Nossa Senhora acompanhava com carinho e ternura o crescimento do Filho de Deus feito homem.

O Papa Francisco, na Audiência Geral desta quarta-feira fez também a ligação da figura de São José com a da Virgem Maria, como se lê na escritura: "Guardava todas estas coisas no seu coração".

Segundo o Papa, para escutar o Senhor é preciso aprender a contemplá-lo, a perceber a sua presença constante na nossa vida. É preciso parar para dialogar com Ele; é preciso rezar, por isso convida todos a "recordar-se mais do Senhor no dia-a-dia. Durante este mês de Maio gostaria de chamar a atenção para a importância e a beleza da oração do Santo Rosário. Recitando a Avé Maria, somos conduzidos a contemplar os mistérios de Jesus, a refletir sobre os momentos centrais da Sua vida, para que, como para Maria e José, Ele seja o centro dos nossos pensamentos, das nossas atenções e das nossas acções."

Procuremos viver este mês de Maio com os olhos postos na Família de Nazaré: São José como o modelo humilde de serviço ao Senhor e de acompanhamento a Jesus e Maria. Nossa Senhora como modelo de entrega e amor ao Seu Filho Jesus Cristo. E Jesus, Filho Unigénito de Deus como nosso Salvador e Senhor da nossa vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics