"Raios de Luz"


terça-feira, 14 de maio de 2013

Sobreiro e Achada juntos no dia 13 de Maio

Na noite do passado dia 13 de Maio, a JMV Sobreiro e a JMV Achada não quiseram deixar passar em branco um dia tão importante para eles, como Jovens Marianos. Assim, organizou-se um momento de oração com a recitação do Terço, num molde diferente dos outros dias, criando um verdadeiro ambiente de oração no Largo da igreja do Sobreiro.

Desde o final da tarde que se ouviam cânticos marianos no adro da igreja, lembrando a quem passava que aquele dia era dedicado a Nossa Senhora e convidando a população a estar presente nesta oração tão querida por Ela.

No alpendre da igreja, foi colocada a Cruz processional e o Círio Pascal, assim como uma pintura realizada por um jovem da JMV Sobreiro e que representa a primeira aparição na Cova da Iria. Em lugar de destaque, estava a imagem de Nossa Senhora, bem iluminada, ornada de dois arranjos de flores e ladeada por duas velas.

Pelas 21h00, iniciou-se a oração com o conhecido cântico ‘Bendizemos o Teu nome’. Seguidamente, foi narrado um resumo, de forma breve, das aparições do Anjo e de Nossa Senhora, ao mesmo tempo que era feita uma representação das mesmas pelos jovens do Sobreiro e Achada.

Após o cântico ‘A 13 de Maio’, meditaram-se os Mistérios Gozosos do Rosário, os quais foram rezados por um rapaz e por uma rapariga de cada uma das localidades e encenados também pelos jovens.

Durante o Terço, muitas foram as pessoas que acenderam velas que, apesar de não ter sido realizada procissão, mantiveram acesas nas suas mãos até ao final da oração.

Digna de registo foi a inesperada afluência do povo, que até ‘obrigou’ a algumas remodelações do espaço físico! Foi muito reconfortante para os grupos ver tanta gente a rezar com devoção à Virgem de Fátima!

No final do Terço, rezaram-se três Avé-Marias pela conversão dos pecadores e foi também rezado um excerto da Consagração do Pontificado do Papa Francisco, feita na manhã desse dia em Fátima pelo Cardeal de Lisboa.

Por fim, após várias estrofes do cântico ‘Avé de Fátima’, foram lembrados os 40 anos da inauguração da igreja do Sobreiro e de como, há aproximadamente 42 anos, algumas das pessoas que ontem lá estavam, também teriam estado na antiga Capela do Sobreiro, quando as duas comunidades faziam a sua caminhada de fé em conjunto. Para terminar, foi entoado o ‘Adeus à Virgem’ que, como sempre, emocionou muitas pessoas.

Foi uma bonita noite de oração, em louvor da Virgem Santa Maria, Nossa Senhora de Fátima, a quem confiamos estes dois grupos de jovens – JMV Sobreiro e JMV Achada – assim como todos os jovens Filhos de Maria!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics