"Raios de Luz"


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pontificado do Papa Francisco consagrado a Nossa Senhora de Fátima


O Cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, consagrou hoje, 13 de Maio, o Pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima, juntamente com toda a Conferência Episcopal Portuguesa e com outros Bispos provenientes de vários países para as celebrações na Cova da Iria, conforme o Sumo Pontífice tinha desejado.
Após a bênção dos doentes, o Cardeal-Patriarca, diante da Imagem de Nossa Senhora, entregou o ministério do Santo Padre à Mãe de Deus:
«Nós Vos consagramos, Senhora, Vós que sois Mãe da Igreja, o ministério do novo Papa. Dai-lhe o dom do discernimento para saber identificar os caminhos da renovação da Igreja; dai-lhe coragem para não hesitar em seguir os caminhos sugeridos pelo Espírito Santo; amparai-o nas horas duras de sofrimento, a vencer, na caridade, as provações que a renovação da Igreja lhe trará»
Em seguida, Dom José rezou também para que um dia o Papa Francisco seja peregrino do Altar do Mundo:
«Só Vós, Senhora, no Vosso amor maternal a toda a Igreja, podeis pôr no coração do Papa Francisco o desejo de ser peregrino deste Santuário. Aqui, neste Altar do Mundo, ele poderá abençoar a humanidade, fazer sentir ao mundo de hoje que Deus ama todos os homens e mulheres do nosso tempo, que a Igreja os ama e que Vós, Mãe do Redentor, os conduzis com ternura aos caminhos da salvação».
O texto da Consagração frisou por várias vezes a renovação da Igreja e, para Dom José, esta renovação está directamente ligada à Mensagem de Fátima, pois só pode surgir através de uma conversão, ou seja de um regresso a Deus:
«Os caminhos de renovação da Igreja levam-nos a redescobrir a actualidade da mensagem que deixastes aos Pastorinhos: A exigência da conversão a Deus que tem sido tão ofendido, porque tão esquecido”.

O anterior Sumo Pontífice, Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI, «que escolheu o caminho do orante silencioso, desafiando a Igreja para os caminhos da oração», foi também recordado  nesta consagração e apresentado como exemplo para uma Igreja orante.

Após o momento da Consagração do Pontificado, no final da Missa, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, leu uma mensagem da Secretaria de Estado da Santa Sé, em nome do Papa Francisco:

«O Santo Padre manifestou o seu agrado pela iniciativa e profundo reconhecimento pela satisfação do seu desejo em união de oração com todos os peregrinos de Fátima, aos quais, de coração, concede a bênção apostólica propiciadora de todos os bens».

Mais uma vez, convidamos a todos a rezarem pelo Santo Padre, para que guie firmemente a Barca da Igreja através das ondas do mundo, tantas vezes adversas à mensagem de Cristo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics