"Raios de Luz"


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fátima: um resumo da Doutrina Católica


A Mensagem de Fátima é um autêntico resumo da Doutrina Católica. Nela podemos encontrar os mais elementares - e alguns até esquecidos – dogmas da Igreja, ou seja, verdades de Fé em que devemos acreditar. A Mensagem trazida por Nossa Senhora fala-nos do Céu, da real existência do Inferno (que muitos insistem em negar) e do Purgatório. E o próprio Jesus confirmou todos os dogmas definidos pela Igreja relativos à Santíssima Virgem, quando explicou à Irmã Lúcia o porquê de serem cinco os Sábados de reparação ao Coração Imaculado de Maria.

Mas antes das aparições de Nossa Senhora, o Céu quis destacar pelo menos dois dos dogmas principais da Fé Católica, nas aparições do Anjo aos Pastorinhos: o dogma da Transubstanciação e o dogma da Redenção.

No primeiro, a Igreja declara que «pela consagração do pão e do vinho opera-se a mudança de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo Nosso Senhor e de toda a substância do vinho na substância do Seu Sangue; esta mudança, a Igreja católica denominou-a com acerto e exactidão Transubstanciação».

De facto, na terceira aparição do Anjo, este apresentou-se com um cálice na mão e uma hóstia suspensa, da qual caíam umas gotas de sangue. Seguidamente, prostrou-se com os Pastorinhos e rezou a oração que hoje todos conhecemos: «Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo! Adoro-Vos profundamente…». Só os católicos se prostram em adoração à Hóstia Consagrada, pois sabem, pela Fé da Igreja, que ali está verdadeiramente Jesus Cristo, nosso Deus, em Corpo, Sangue e Alma, tal como está no Céu.

Com o dogma da Redenção, a Igreja declara que «Jesus Cristo quis oferecer-se a si mesmo a Deus Pai, como sacrifício apresentado sobre a árvore da cruz, com a Sua morte, para conseguir para eles [os que estão sob o poder do pecado] o eterno perdão».

Ora, na mesma oração ensinada pelo Anjo para se rezar ao Santíssimo Sacramento, diz-se «… E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração[de Jesus] e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores».

O Coração de Jesus é o centro do Mistério Pascal. Ao pedirmos a conversão dos pecadores pelos méritos do Coração de Jesus, pedimo-la pelos méritos (ou pelos merecimentos, se preferirmos) da sua Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão aos Céus. Este Divino Coração possui méritos infinitos, porque pela Sua entrega por nós na Cruz, fomos reconciliados com Deus duma vez para sempre.

Estes dois exemplos podiam ser suficientes para atestar a conformidade da Mensagem de Fátima com a Doutrina da Igreja, mas há muitos outros exemplos que nos levam a perceber que Fátima é um compêndio dos Evangelhos e da Doutrina Cristã!

O Beato João Paulo II compreendeu isto muito bem, conforme mostra a belíssima frase que proferiu na sua peregrinação Fátima, a 13 de Maio de 1982: «O conteúdo da mensagem de Nossa Senhora de Fátima está tão profundamente radicado no Evangelho e em toda a Tradição, que a Igreja se sente interpelada por esta mensagem».


Fontes:
 - Mysterium Redemptionis: 
Actas do Congresso de Fátima Do Sacrifício de Cristo à
            dimensão sacrificial da existência cristã, 
Santuário de Fátima, 2002.

            - A Oração do Anjo,
de Francisco Wakkers

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics