"Raios de Luz"


segunda-feira, 5 de março de 2012

Procissão do Encontro em Mafra


No passado domingo, dia 04 de Março, realizou-se em Mafra  a primeira das quatro Procissões Quaresmais - a Procissão do Encontro, também conhecida por Procissão do Senhor dos Passos. Realizada desde o tempo do Rei D. João V, esta procissão é composta por dois andores: Jesus a caminho do Calvário com a cruz às costas e a Senhora da Soledade (erradamente chamada de Senhora das Dores).

Segundo uma antiga tradição da paróquia, quando os dois andores se encontram, é feito um sermão. Este ano, coube ao Diácono David Palatino proferir algumas palavras que muito edificaram aqueles que atentamente olhavam para o encontro doloroso entre A Mãe amargurada e sofredora e O Filho que carrega a cruz até ao local onde viria a dar a vida por todos aqueles que n'Ele confiam.


«Pelo Baptismo somos mergulhados no mistério Pascal de Cristo e é este o nosso primeiro encontro com Ele. Somos convidados a seguir Jesus, a tomar a Sua cruz e a renunciar a nós mesmos, aos nossos interesses. (...) A caminho do Calvário, Jesus diz às mulheres para não chorarem por Ele, mas por si mesmas e pelos seus filhos. Também nós não devemos olhar para este encontro sofredor e chorar "só com pena", mas sim com com consciência que os pregos que são cravados nas mãos e nos pés de Jesus são os nossos pecados. O rasgar da carne do seu lado e a dor que Jesus suporta é pela nossa falta de conversão.»

Já quase no final do sermão, o Diácono David Palatino convidou os presentes a «olhar para Nossa Senhora que vai ao encontro do Seu Filho e que ensina o modelo de toda a vida cristã: Fazer o que Ele vos disser. Que seja o caminho de cada um, a vontade de Deus e não a nossa. Aprendamos com Maria a oferecer as nossas vidas a Deus».

A celebração terminou com a bênção com o Santo Lenho, um pedaço da cruz de Jesus. O Pe. Luís Barros lembrou ainda que a próxima procissão é já no IV Domingo da Quaresma - dia 18 de Março - Procissão da Penitência da Ordem Terceira Franciscana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics