"Raios de Luz"


domingo, 11 de março de 2012

Mãe Puríssima

No próximo dia 13 de Março, o Grupo de Jovens rezará o Terço a Nossa Senhora, pelas 18h30 na Igreja do Sobreiro. 

O dia 13 de cada mês é dia consagrado à Virgem Mãe e neste dia, é proposto pela JMV Portugal um guião para a recitação do Terço do Rosário, sendo o da próxima terça-feira dedicado às virtudes da pureza e castidade.

Não existe modelo mais perfeito de castidade e de pureza que Nossa Senhora. Nunca houve alguém que amasse a castidade tanto como Ela. Ainda jovem comprometeu-Se a esse elevado estado de pureza.

Podemos perceber esse Seu amor pela castidade quando Lhe aparece o Anjo para dizer que seria Mãe do Filho de Deus e Ela pergunta: “Como vai acontecer isso se não conheço homem?”. Nem por um instante pensou em sacrificar a Sua virgindade.

Louvável é também o papel do casto esposo de Maria Santíssima. São José, cuja memória este mês celebramos, foi também o responsável por proteger a castidade  e a pureza de Maria Santíssima, Virgem antes, durante e depois do parto.

Maria é o Modelo de castidade para a Igreja e para o mundo. O Papa Bento XVI, refere que "a virtude da castidade, à luz dos ensinamentos da Igreja, recebe um novo sentido. A castidade não é um 'não' aos prazeres e à alegria da vida, mas o grande 'sim' ao amor como comunicação profunda entre as pessoas, que requer o tempo necessário e o respeito mútuo, como caminho conjunto rumo à plenitude. Quando o corpo se rebela contra a Lei de Deus e contra o próprio homem, perde a sua capacidade de fazer transparecer a comunhão entre duas pessoas e torna-se terreno de apropriação do outro. "

Esta apropriação cada vez é mais frequente e, com as tentações dos dias de hoje que espreitam em cada esquina, corremos o risco de banalizarmos o nosso próprio corpo, dando pouca ou nenhuma importância a estas virtudes tão fundamentais para a salvação eterna.

Relativamente a esta banalização da castidade e da pureza, - e, nos dias de hoje, até da sua ridicularização -  questiona o Santo Padre:

"Não é talvez esse o drama da sexualidade, que hoje permanece cada vez mais escrava do corpo e da emotividade?"


Recorramos à sempre Virgem Maria, Mãe puríssima,
 para que nos torne puros e castos, no corpo e na alma,  para assim merecermos, um dia, a Sua doce e materna companhia no Céu!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics