"Raios de Luz"


quinta-feira, 8 de março de 2012

O Templo de Deus é Santo

O Evangelho deste III Domingo da Quaresma mostra-nos um Jesus irritado e até agressivo com aqueles que transformaram a casa do Seu Pai. Combate assim uma injustiça  e um pecado iminente - a profanação do Tempo de Deus - e, se não fizesse isso, Ele não seria o Caminho, a Verdade e a Vida.

Esta atitude de Jesus ensina-nos que não devemos ser sempre meigos, "bonzinhos", tolerantes com o mal e com o pecado.  Como católicos, membros da Igreja Militante,  devemos ser intransigentes com o mal, com o pecado e com a injustiça.  Ao vermos Jesus irado com o que os vendilhões fizeram com o Templo Sagrado, aprendemos que não devemos ser "mornos" ou tolerantes com o erro quando nos confrontamos com situações que requerem a nossa intervenção na defesa da Fé e das coisas de Deus.

Quantas vezes, por meros  respeitos humanos, nos calamos, "deixamos andar" ou simplesmente não nos queremos chatear frente a uma clara a grave afronta a Deus ou aos Seus Mandamentos? Quantas vezes vamos atrás da maioria e, para não "nos trazer chatices", nos calamos quando vemos a Fé e a Doutrina da Igreja a serem atacadas, nos mais diversos campos: pessoal, social, político, e até religioso!

Quantas brincadeiras e convivências que ofendem a Deus que podiam ser evitadas! Quantas leis humanas que contrariam as Leis de Deus que nunca deviam ter sido implantadas! Quantos templos católicos profanados e transformados em locais de "encontro" para tudo e mais alguma coisa, menos com Cristo! E quantas vezes assistimos a tudo  isto sem nada fazer, calados, tolerantes com o erro e com o pecado!

Surpreende-nos a agressividade de Nosso Senhor neste episódio. São Tomás de Aquino ensina que "a ira nem sempre é pecado, uma vez que pode também actuar a favor da virtude." Não estamos ao serviço de Deus e da Igreja quando não corrigimos o que está errado, nem dizemos ou defendemos a Verdade que o irmão que anda no erro precisa de ouvir.

Não nos achemos, apesar disto, puros e donos da verdade! A detentora da Verdade é a Igreja Católica e é essa Fé que precisamos de defender, mostrando o caminho certo (que é Jesus) aos irmãos que estão no erro, tal como nós tantas vezes estamos.

O Evangelho deste Domingo ensina-nos assim que o Templo de Deus é santo e, como Jesus, temos obrigação de defender a sacralidade dos templos de tantas profanações e abusos litúrgicos que se cometem nestes espaços sagrados, que devem servir apenas para prestarmos o nosso culto a Deus.

Finalmente, Jesus fala do Templo que é o Seu corpo. E a Igreja é o Seu Corpo Místico. Defendamos firme e corajosamente os templos de pedra, mas defendamos muito mais valentemente o Templo vivo de Deus que é a Igreja, a sua e a sua Doutrina, com palavras e com obras. 


Só assim seremos membros plenamente católicos, deste Templo de Deus, desta Igreja Militante, para chegarmos, um dia, a fazer parte da Igreja Triunfante, onde já estão os Santos e os Mártires que deram a sua vida em testemunho deste Templo Santo que é formado por todos nós e cuja cabeça é Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics