"Raios de Luz"


sexta-feira, 23 de março de 2012

"Quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim”.


Neste V Domingo da Quaresma, também chamado de Domingo da Paixão, ouvem-se os últimos apelos de Jesus à Fé, na iminência da Sua entrega à morte.

"Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado". A hora da glória, para Cristo, não é de modo nenhum a da glória humana, como não poderia ser a da entrada triunfal em Jerusalém. 

A hora da Sua glória é precisamente a hora em que Jesus morre para nos dar a Vida!O sentido da morte de Jesus fica esclarecido com a comparação do grão de trigo, que deve morrer para dar fruto. Assim, ao seguidor de Cristo também já não resta outra alternativa. Pelo Evangelho, ficamos a saber que quem quiser seguir Jesus, deve morrer para si mesmo e viver para Deus: “Quem despreza a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna”.

Tal como Jesus Se compara ao grão de trigo, também nós, se queremos dar fruto abundante, devemos morrer na terra, para que os nossos frutos sejam bons. Morrendo na terra, nasceremos para o Céu.

Jesus aproxima-Se cada vez mais da morte e sente-se angustiado. "Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora."

Apesar de estar perturbado com a proximidade da morte, Ele sabe que é necessário passar por aquela hora. É necessário que o Filho de Deus passe verdadeiramente pela morte para nos dar a verdadeira Vida.

A morte de Jesus não é um momento isolado, mas o culminar de um processo de doação total de Si mesmo, que se iniciou quando “o Verbo Se fez carne e habitou no meio de nós” (Jo 1,14).  Durante toda a Sua vida, Jesus entregou-Se pela humanidade. Toda a Sua existência terrena foi um acto de amor e de entrega. A Sua Paixão e Morte é o último e mais expressivo acto de amor por nós.

Nestes dias que antecedem a Semana Santa, podemos vislumbrar no horizonte próximo de Jesus apenas a Sua Cruz. A Sua hora, a hora da glória. Ele está consciente de que vai sofrer uma morte violenta e maldita, e que todos o vão abandonar como um criminoso, como um falhado.

Mas, ao mesmo tempo, Ele está consciente que é essa Cruz que vai redimir a humanidade. É nessa hora terrível que vai vencer o Príncipe deste mundo - o Demónio - e o pecado. É na Cruz que vence todo o mal. “Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim”.

Neste Domingo da Paixão, saibamos assumir a nossa condição de sofredores e encontrar na luz que nos vem da Paixão e da Morte do Senhor a resposta a tantos e tão grandes problemas que o sofrimento sempre levanta.

Seja a nossa glória e a nossa alegria a Cruz Redentora de Jesus Cristo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics