"Raios de Luz"


quinta-feira, 29 de março de 2012

Viagem Apostólica de Bento XVI ao México e a Cuba


Entre os dias 23 e 28 de Março, o Papa Bento XVI visitou estes dois países da América Latina. No México, país de forte tradição católica e onde existem devoções cristãs profundamente enraizadas, o Santo Padre dedicou muitas das suas palavras à devoção a Nossa Senhora. Já em Cuba, país de regime comunista, foi o apelo à liberdade religiosa e o encontro com o ditador ex-católico Fidel Castro que marcaram esta visita do Sumo Pontífice.
A Igreja tem a missão de educar consciências

Ainda a bordo do avião que o transportou até ao México, o Santo Padre relembrou que compete também à Igreja educar as consciências na Verdade, não só a consciência individual, mas também a consciência pública: “Temos que proclamar a Deus. Deus que é juiz e nos ama. Mas ama-nos para nos chamar ao bem e à verdade contra o mal. Portanto, é uma grande responsabilidade da Igreja a de educar as consciências e à responsabilidade moral e desmascarar o mal.


Encontro com as crianças

No Sábado, o Papa teve um encontro emotivo com milhares de crianças de todo o México e pediu-lhes para nunca deixarem de rezar: “Convido-vos a não deixardes de rezar, mesmo em casa; assim experimentareis a alegria de falar com Deus em família. Rezai por todos; por mim também. Eu rezarei por vós.”

Bento XVI fez ainda um apelo às famílias, à Igreja, à escola e aos governantes para que "protejam e cuidem das crianças, para que nunca se apague o seu sorriso, possam viver em paz e olhar para o futuro com confiança".

Ao despedir-se o Santo Padre incentivou-os a serem membros activos na vida da Igreja: "Vocês, meus pequenos amigos, não estão sozinhos. Contam com a ajuda de Cristo e da sua Igreja para levar um estilo de vida cristão. Participem da Missa do Domingo, na catequese, em algum grupo de apostolado, buscando lugares de oração e caridade”.

Antes de partir para Cuba, o Santo Padre rezou diante da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Na Missa celebrada no Domingo, Bento XVI invocou a protecção de Maria para o México: “É a Mãe do verdadeiro Deus, que nos convida a permanecer à Sua sombra pela fé. Em tempos de tribulação e sofrimento, Ela foi invocada por muitos mártires que deram testemunho de inquebrantável fidelidade ao Evangelho e entrega à Igreja. Santa Maria de Guadalupe nos abençoe e obtenha, com a Sua intercessão, abundantes graças do Céu.”


O Papa em Cuba

Já em Cuba, Bento XVI referiu-se às dificuldades económicas que muitos países atravessam. Para o Santo Padre, estas dificuldades têm origem “numa profunda crise de tipo espiritual e moral, que deixou o homem sem valores e desprotegido. Não é possível continuar por mais tempo na mesma direcção cultural e moral”.

No último dia de presença em Cuba, o Papa encontrou-se com Fidel Castro na Nunciatura Apostólica. Recorde-se que Fidel Castro – ditador comunista – proporcionou, por longos anos, um ambiente extremamente adverso para os católicos de Cuba, tendo encerrado escolas católicas, expulsado centenas de Padres do país, entre outros abusos. Foi excomungado da Igreja Católica a 3 de Janeiro de 1962 pelo Papa João XXIII, precisamente por defender a ideologia comunista, vista como intrinsecamente má pela Doutrina Católica.

No encontro, os dois dialogaram sobre os problemas que atingem a Igreja e a sociedade actual. Horas antes deste encontro, o Papa tinha elogiado os passos dados em Cuba no sentido de se permitir a que “a Igreja cumpra a sua irrenunciável missão de anunciar, pública e abertamente, a Fé”, mas pediu aos líderes do regime que tomem medidas para dar mais espaço de liberdade religiosa.

O Papa Bento XVI regressou na passada quarta-feira a Roma, visivelmente feliz pela recepção e hospitalidade que recebeu daqueles povos da América Latina.

Agradeçamos a Deus e a Sua Santíssima Mãe, pelo êxito de mais uma viagem apostólica do nosso Santo Padre!



“Pedi à Virgem Santíssima pelas necessidades das pessoas que sofrem, por aquelas que estão privadas da liberdade, longe dos seus entes queridos, ou que passam por graves momentos de dificuldade. Ao mesmo tempo coloquei no seu Coração Imaculado os jovens, para que sejam verdadeiros amigos de Cristo e não cedam às propostas que deixam atrás de si a tristeza.”

Palavras do Papa Bento XVI na sua visita ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, Santiago de Cuba, 27 de março de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics