"Raios de Luz"


domingo, 18 de março de 2012

Procissão dos Terceiros em Mafra

Todos os anos, no IV Domingo da Quaresma, a Vila de Mafra realiza a Procissão da Venerável Ordem Terceira de Penitência, popularmente chamada de Procissão dos Terceiros. Este ano, tendo em conta as obras de requalificação da área envolvente do Palácio Nacional de Mafra, a procissão não se pôde realizar. No entanto, os andores que formam esta procissão estiveram expostos na Basílica para veneração dos fiéis e visitantes.

A Irmandade da Venerável Ordem Terceira de Penitência foi estabelecida debaixo da Protecção Real a 17 de Setembro de 1736 na Sacra e Real Basílica de Nossa Senhora e Santo António na Vila de Mafra. Fizeram parte desta Ordem, desde a sua origem, artistas e artífices que participaram na construção do Real Edifício, bem como outros que, mais tarde, contribuíram para a execução da procissão.
A primeira vez que esta Procissão se realizou foi a 27 de Março de 1740, tendo o Rei ordenado ao escultor Manuel Dias a execução das imagens.

A organização e montagem dos grandiosos andores foram, durante muitos anos, da responsabilidade da Irmandade da referida Ordem Terceira. No entanto, em 1886 esta Irmandade foi extinta e anexada à Irmandade do Santíssimo Sacramento, ficando esta com a obrigação de fazer as Procissões dos “Terceiros” e do “Enterro do Senhor”, na Sexta-feira Santa.

Fazem parte desta Procissão dez andores, quatro dos quais evocam momentos da vida de São Francisco de Assis (Pedido de Jesus para fundar a Ordem Franciscana; Encontro com o Papa Inocêncio III  e aprovação da Regra; Entrega da Regra da Ordem Terceira a São Lúcio e Santa Bona; e Estigmatização no Mont’alverne). Os outros andores evocam Santos e Santas que fizeram parte da Venerável Ordem Terceira, como Santo Ivo e a Rainha Santa Isabel de Portugal.

Na Missa celebrada pelo Padre Luís Barros, pregou o Frei Armindo, Mestre dos Noviços do Convento do Varatojo – Torres Vedras, dando ênfase à necessidade de “bem aproveitarmos os dias que nos restam nesta Quaresma, de forma a nos prepararmos para a Páscoa. O fundador da Ordem Franciscana dizia que ‘é preciso vestir o coração, tirar as poeiras e vestir-se de festa’ ”.

Após a Eucaristia, teve início a oração da Via-Sacra, que segundo o Padre Luís, é um bom "exercício quaresmal no qual revivemos o caminho que Jesus fez até entregar a vida no Calvário".

Transportaram a cruz, durante a Via-Sacra os noviços da Ordem Franciscana que acompanharam o pregador. Entre as catorze estações,  o grupo Schola Cantorum da Paróquia de Mafra foi cantando um bonito refrão quaresmal em latim:"Attende Domine, et miserere, quia peccavimus tibi - Escutai Senhor e tende piedade, pois pecámos contra Vós".

A celebração terminou com uma pequena veneração ao Santo Lenho, com o qual foi dada a bênção final. A próxima procissão em Mafra é já no dia 1 de Abril - Domingo de Ramos - na qual serão evocadas as Sete Dores de Nossa Senhora.


Nota Histórica da Procissão gentilmente cedida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics