"Raios de Luz"


quinta-feira, 6 de março de 2014

Início da Quaresma na Paróquia de Mafra

A Paróquia de Mafra iniciou ontem o Tempo Santo da Quaresma com a celebração da Santa Missa com bênção e imposição das cinzas, na Basílica. Uma celebração que juntou todos os paroquianos das diversas comunidades que compõem a paróquia.

Na homilia, proferida pelo Rev. Padre Luís Barros, os fiéis foram convidados a meditar sobre o que significa a «conversão», tão lembrada neste tempo litúrgico  e a reflectir sobre a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma.

Referia o Padre Luís: «A conversão a que somos, permanentemente, chamados ao longo da nossa vida não deve ser entendida como um simples 'ajustamento' da nossa vida, mas antes como uma autentica 'inversão de marcha'!»

Meditando sobre a Mensagem do Santo Padre para a Quaresma, o prior de Mafra convidou a reflectir sobre as três formas de miséria, que, infelizmente, grassam abundantemente na sociedade actual:

«A primeira destas misérias é a miséria material: a falta de bens essenciais à subsistência do próprio e, muitas vezes, da família que se tem a seu cargo (a falta de alimento, de água, de trabalho…); depois, a miséria moral, ou seja, uma escravatura do vício e do pecado; e por fim, a miséria espiritual, como a perda do sentido da vida e da esperança, fruto de um afastamento de Deus! »

No final da sua homilia, o Padre Luís apelou os presentes a «viver estas semanas com verdadeiro espírito de conversão, invertendo as prioridades de vida e abrindo o coração a Deus e aos irmãos».

Após a Missa, foi rezada a Via Sacra, cuja meditação dos textos ficou a cargo da catequese da Basílica. De uma forma simples e acessível não só aos adultos mas também a todas as crianças que estavam presentes, as meditações interpelavam a reflexão sobre aspectos concretos da vida quotidiana, nas quais, tantas vezes, acabamos por pecar.

Desta forma a Paróquia de Mafra iniciou o «Tempo favorável» lembrando a condição de pecadores que todos nós temos e na urgência de uma conversão que se traduza em aspectos concretos da vida de cada um.

A próxima grande celebração da paróquia será no dia 16 de Março, II Domingo da Quaresma, com a Procissão do Senhor dos Passos e sermão do encontro pelas 15h30.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics