"Raios de Luz"


sexta-feira, 14 de março de 2014

Exéquias de Dom José Policarpo - Vigília de Oração na Sé Patriarcal de Lisboa

Na noite de ontem, 13 de Março, a Sé Patriarcal de Lisboa encheu-se de fiéis para uma Vigília de Oração em sufrágio da alma do Patriarca emérito, Cardeal Dom José Policarpo, falecido ao início da noite de dia 12.
 
Com a presença de muitos seminaristas, do Cabido da Sé, dos Bispos Auxiliares de Lisboa e presidida pelo actual Patriarca, D. Manuel Clemente, nesta Vigília foi cantado o Ofício de Leituras do Ofício dos Defuntos. Vários meios de comunicação social portugueses e estrangeiros estavam presentes.
 
Também a JMV Sobreiro se uniu a esta oração na Sé de Lisboa, tendo estado presente nesta celebração após a recitação do Terço na igreja do Sobreiro, pedindo a Deus que acolha o quanto antes a alma de Dom José na glória do Paraíso.
 
Após os salmos e as leituras com os respectivos Responsórios, Dom Manuel Clemente dirigiu algumas palavras aos presentes, destacando a «incansável busca pela Verdade, essa Verdade na qual o nosso Patriarca emérito está agora imerso. Outro ponto forte de Dom José foi a atenção que sempre teve àquilo que ele chamava de 'sinais dos tempos', sendo uma referência para a Igreja em Portugal, nestes tempos que vivemos».
 
Dom Manuel ressaltou também a relação de muita proximidade que Dom José tinha com o Papa Francisco. Na verdade, o próprio Papa Francisco, sabendo da notícia da morte, recolheu-se em oração e enviou ao Patriarca D. Manuel o seguinte telegrama:

«Entristecido com a notícia da morte do Cardeal José da Cruz Policarpo desejo expressar a minha união na oração com o Patriarcado de Lisboa, a família do defunto e quantos choram a sua morte inesperada. Confio à misericórdia de Deus o amado Cardeal, recordando-me da sua preciosa colaboração nos diversos organismos da Santa Sé e dos meus encontros com este Pastor apaixonado pela busca da verdade. Era solícito ao colocar os dons recebidos ao serviço do povo de Deus e dos seus irmãos bispos, sobretudo nos anos que o viram presidente da Conferência episcopal.
 
Dou graças ao Pai celeste pelo seu ministério episcopal no qual se prodigalizou com generosidade guiando pelas veredas do Evangelho o povo que lhe tinha sido confiado, com o mesmo zelo com que tinha realizado os seus serviços precedentes, sobretudo na universidade católica portuguesa. Ao recomendar à materna protecção da Virgem Maria quantos o choram, assim como o senhor Patriarca, quantos o ajudaram no seu ministério, e todos os fiéis do Patriarcado, concedo de coração a todos uma confortadora Bênção Apostólica, que faço extensiva a quantos participarem no funeral».
Um dos pontos altos da Vigília foi a presença e o testemunho de Padres Orientais. Antes da oração final, foi feita uma oração em Rito Bizantino, invocando a misericórdia de Deus e a intercessão da Virgem Santíssima e dos Santos em favor da alma de Dom José.
Por fim, as centenas de fiéis fizeram fila para rezar junto do caixão que contém os restos mortais de Dom José Policarpo, num ambiente de silêncio e oração.
 
Neste dia 14 de Março, será celebrada a Hora Litúrgica de Laudes, pelas 10h00. 
À tarde, será celebrada Missa pelas 16h00, seguindo-se o cortejo fúnebre para o Panteão dos Patriarcas, onde Dom José será sepultado.
Na nossa página do Facebook, poderão encontrar publicações, fotografias e vídeos das principais celebrações do dia de hoje.
 
Pedimos novamente as orações de todos por este Príncipe da Igreja, pois rezar a Deus pelos defuntos é uma obra de misericórdia muito agradável a Nosso Senhor e proveitosa para nós e para a nossa alma!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics