"Raios de Luz"


terça-feira, 11 de março de 2014

Meditações de Quaresma: A importância da Oração

«A oração abre-nos para Deus. A nossa tendência é termo-nos a nós próprios como centro, como eixo da existência. Mas assim, vivemos miseravelmente em função de nós mesmos: tudo julgamos a partir de nós, buscamos os nossos interesses, caímos na ilusão de pensar que as nossas ideias e avaliações são a própria verdade e que os nossos critérios e desejos são o que é correcto.

Em consequência, sem percebermos, manipulamos os outros, manipulamos a realidade e até mesmo a nossa fé em Deus: eu, o centro; tudo o mais, gira em torno a mim! Isto é pura loucura e somente a oração pode colocar-nos verdadeiramente diante da nossa realidade.

Quando nos abrimos para Deus, escutando a Sua palavra, calando diante Dele o nosso coração e deixando-nos invadir pela doçura da Sua presença, então, sim, vamos vendo que Deus é tudo e nós somos tão pequeninos! Vamos, então, entrando, num verdadeiro diálogo com Deus: Ele vai Se tornando não algo, mas Alguém, vivo, amante, terno e que dá novo sentido à minha vida. Rezando, vou aprendendo a deixar que o Senhor seja verdadeiramente Deus na minha vida!

ados em nós, vivemos numa ilusão tremenda: a ilusão de que somos o centro, somos auto-suficientes, somos deuses...

Em conseqüência, sem nem percebermos, manipulamos os outros, manipulamos a realidade e até mesmo nossa fé em Deus: eu, o centro; tudo o mais, girando em torno a mim! Isto é pura loucura e somente a oração pode nos colocar de verdade diante da nossa realidade.

Quando nos abrimos para Deus, escutando Sua palavra, saboreando tudo quanto fez em nosso favor, calando diante Dele o nosso coração e deixando-nos invadir pela doçura de Sua presença, então, sim, vamos vendo que Deus é tudo e nós somos tão pequeninos! Vamos, então, entrando, num verdadeiro diálogo com Deus: Ele vai Se tornando não algo, mas Alguém, vivo, amante, terno e que dá novo sentido à minha vida. Rezando, vou aprendendo a deixar que o Senhor seja de verdade Deus na minha vi
A oração é também uma  poderosa arma no combate espiritual, pois a vida cristã não consiste em boa vontade, mas numa constante luta contra as más tendências que pululam em nós. Não venceremos nunca os nossos demónios, os nossos vícios capitais sem o combate espiritual sem esforço, com o sustento do Espírito do Imolado e Ressuscitado!


É precisamente a oração que nos reveste da força do Espírito do Senhor e nos faz participar daquele combate de Jesus no deserto! Sem oração, acaba o crescimento efectivo na virtude e no seguimento de Cristo. Sem oração verdadeira, persistente, às vezes gozosa, outras vezes árida, ora tão fácil, ora tão custosa, jamais voaremos para os braços do Senhor.

Finalmente, a oração dá-nos a graça de viver toda a vida na presença de Deus; faz-nos cumprir aquele preceito do Senhor: «Caminha na Minha presença e sê perfeito!»


A vida enche-se, então, de sentido e podemos experimentar algo do céu já sobre esta terra... Começa a cumprir-se em nós o que o Senhor nos ensinou a pedir no Pai-Nosso: «Venha a nós o Teu Reino!»

E então, vamos rezar mais nesta Quaresma? Deixemo-nos de preguiça! Vamos! É tão pouco esforço para uma recompensa tão grande!»
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics