"Raios de Luz"


domingo, 16 de março de 2014

Procissão do Senhor dos Passos em Mafra

A Vila de Mafra viu hoje sair à rua a primeira das quatro Procissões Quaresmais que compõem as celebrações da Quaresma e da Semana Santa. A Procissão do Senhor dos Passos, também conhecida por Procissão do Encontro, realiza-se nesta Vila desde a segunda metade do século XVIII.

Inicialmente, a Procissão do Senhor dos Passos saía da Basílica e a de Nossa Senhora da Soledade saía da Capela do Campo Santo, no Palácio. Actualmente o andor com Jesus a caminho do Calvário sai da Basílica e o andor com a Virgem Lacrimosa sai do claustro sul do Palácio.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, foi celebrada a Santa Missa antes da Procissão pelo Rev. Prior de Mafra - Padre Luís Barros. Esteve também presente o Rev. Padre Rui Cantarilho, das Paróquias de Arranhó e de São Tiago dos Velhos, no concelho de Arruda dos Vinhos, tendo este pregador proferido o Sermão do Encontro, do qual deixamos agora algumas meditações:

«Por tradição, seguimos Jesus a caminho do Calvário mas esquecemo-nos que seguir Jesus não traz facilidades. Queremos segui-Lo sem a cruz, sem dor, sem sangue. Mas isso não nos traz a Salvação! Neste caminho, seguimos o próprio Deus: Aquele que nos criou do pó da terra e que nos fez à Sua imagem e semelhança.»

O Padre Rui Cantarilho, fazendo também alusão ao evangelho deste Domingo dizia que o discípulo João que viu Jesus transfigurado no Monte Tabor, tal como seu irmão Tiago e com São Pedro, foi o único que seguiu Jesus desfigurado no caminho para o Calvário.

«Quantos temos a coragem de carregar a cruz, de levar o coroa de espinhos e de ser maltratados em nome de Deus?», interrogou o pregador.

A Quaresma é por excelência o tempo em que somos convidados a reconhecer os nossos pecados e a aproximar-nos do Sacramento da Penitência. O Padre Rui alertou ainda para «não esperar que seja Sexta-feira Santa para enterrar os nossos pecados que nos fazem morrer aos poucos para Deus. É necessário pedir-Lhe perdão e segui-Lo até à cruz».

Fazendo referência ao gesto de Verónica - que vendo Jesus cheio de sangue enquanto caminhava para o Calvário, lhe limpou o rosto - o pregador dizia que «o rosto de Jesus não ficou só marcado na toalha, mas também na sua alma. Que bom seria se também em nós, Deus pudesse imprimir o Seu rosto no nosso coração!».  

O sermão terminou com uma referência ao silêncio contemplativo da Virgem Maria, sofrendo cada atrocidade que faziam a Seu Filho: «Oh Santíssima Virgem, ensinai cada um de nós a olhar para o rosto do Vosso Filho, a chegar aos pés da Cruz, para que um dia possamos também chegar à alegria da glória!» 

Terminado o sermão, a procissão percorreu o terreiro em frente à Basílica, tendo terminado com a bênção do Santo Lenho - um pedaço da cruz de Jesus.

Mais uma vez estiveram presentes centenas de pessoas que quiseram assistir a esta manifestação de fé e acompanhar Jesus com a sua oração. A próxima procissão a realizar na Vila de Mafra será a Procissão da Penitência da Venerável Ordem Terceira, no dia 30 de Março. Não faltem!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics