"Raios de Luz"


sábado, 22 de março de 2014

Sete Dores de Nossa Senhora: perda de Jesus no templo

Andor da Perda de Jesus no Templo - Basílica de Mafra
A terceira das Sete dores de Nossa Senhora que meditamos é a Perda de Jesus no Templo. Esta foi de certo uma das mais fortes, pois a Virgem Maria sofria longe de Jesus, e a Sua humildade fazia-lhe crer que o Seu Filho se tinha apartado de Si por negligência Sua.

Quem nasce cego sofre menos com o facto de se ver privado de contemplar a luz do que aqueles que durante a sua vida puderam ver, e de repente, ficam cegos. Igualmente isso acontece com as almas infelizes e cegas, que pelo lodo deste mundo, pouco tenham conhecido Deus, pouca pena sentem de não O encontrarem.

Pelo contrário, quem vive iluminado pela luz celeste sente muito mais tristeza por se ver privado dela. Imaginemos agora Nossa Senhora, que estava acostumada a gozar da presença de Jesus e de como esta terceira espada a deve ter ferido quando, tendo-O perdido em Jerusalém, esteve três dias sem O encontrar.

Esta dor de Nossa Senhora deve servir de conforto a todas as almas que estão desoladas e não gozam da doce presença do Senhor. Se Jesus se ausenta dos olhos das almas que o amam, não se ausenta dos seus corações.

Aprendamos desta dor de Maria Santíssima a buscar Jesus. Não o procuremos nas delícias e prazeres deste mundo, mas entre as cruzes e mortificações, tal como fez Nossa Senhora. 

Tal como Santo Afonso digamos:
«Maria, minha Mãe amabilíssima, se por minha desgraça e pelos meus pecados eu também perdi Jesus, rogo-Vos que pelos méritos das Vossas dores, eu O encontre para nunca mais o perder em toda a eternidade.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics