"Raios de Luz"


terça-feira, 21 de maio de 2013

São Bernardo de Claraval e a Mediação de Maria


Um dos Santos que facilmente se associa à Devoção a Nossa Senhora é São Bernardo de Claraval, considerado o "o último dos Padres” da Igreja, porque no século XII, ele renovou e fez presente a grande teologia dos padres, como referiu o Papa Emérito Bento XVI numa Audiência Geral a ele dedicada.

Sobre este Santo Mariano, sabe-se que nasceu em 1090 em Fontaines, na França e que por volta dos 20 anos, entrou numa fundação monástica nova, mais ágil com relação dos antigos e veneráveis mosteiros de então e, ao mesmo tempo, mais rigorosa na prática dos conselhos evangélicos, chamada da Fundação Cisteriense.

Mas este grande santo, denominado pelo Papa Inocêncio II de "muralha inexpugnável que sustenta a Igreja", depressa se tornou conhecido pelas suas exortações que levava todos a afirmar  que seus lábios destilavam puríssimo mel.

Uma das orações mais conhecidas de São Bernardo é a incomparável prece "Lembrai- vos" com a qual terminaremos esta meditação. Este apóstolo de Nossa Senhora foi um dos primeiros a chamar a Virgem Maria de Mãe de Deus. Conta a tradição que, escutando certa vez os seus irmãos a cantar a Salve Regina, irrompeu de seu coração, cheio de amor e devoção a exclamação que actualmente coroa esta oração: "Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria!".

A par das orações a Nossa Senhora que São Bernardo nos deixou, pode ainda destacar-se o facto de ter sido um dos primeiros apóstolos da "Mediação Universal de Maria Santíssima", deixando esta doutrina claramente consignada em numerosos sermões, como este que podemos agora meditar:

"Porque éramos indignos de receber qualquer coisa, foi-nos dada Maria para, por meio d'Ela, obtermos tudo quanto necessitamos. Quis Deus que nós nada recebamos sem ter passado antes pelas mãos de Maria.  (...) Com o mais íntimo da nossa alma, com todos os afectos do nosso coração e todos os sentimentos e desejos da nossa vontade, veneremos a Maria, porque esta é a vontade d'Aquele Senhor que quis que tudo recebamos por Maria.".

Ainda a propósito da Mediação Universal de Nossa Senhora, há uma expressão que demonstra o quanto São Bernardo amava e defendia a Mãe de Deus como Medianeira de todas as graças: "Deus reuniu todas as águas e chamou-as de mar. Reuniu todas as graças e chamou-as Maria."


Lembrai-Vos ó Piíssima

Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles
que têm recorrido à Vossa protecção,
implorado a Vossa assistência,
e reclamado o Vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, de igual confiança,
a Vós, Virgem entre todas singular,
como a Mãe recorro,
de Vós me valho e,
gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro aos Vossos pés.

Não desprezeis as minhas súplicas,
ó Mãe do Filho de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia
e de me alcançar o que Vos rogo. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics