"Raios de Luz"


terça-feira, 7 de maio de 2013

São Domingos e a devoção ao Rosário


Um dos santos que facilmente se relaciona com a Devoção a Nossa Senhora é São Domingos de Gusmão, um santo de origem espanhola que nasceu no dia 24 de Junho de 1170. Aos vinte e quatro anos, sentindo o chamamento de Deus, recebeu a ordenação sacerdotal. tendo sido enviado para a diocese de Osma, onde se distinguiu pela competência e zelo apostólico.

Durante a Idade Média, período em que viveu, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, surgida no sul da França. O Papa Inocêncio III enviou-o para lá a fim de combater os católicos que acreditavam na reencarnação.

Um dia, estando São Domingos na capela do convento,  rezando pela redenção das almas, apareceu-lhe Nossa Senhora e entregou-lhe o Rosário dizendo: “Se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, prega o meu Rosário". A partir daí, São Domingos com seu zelo inflamado começou a pregar sobre o Rosário e converter milhares de hereges à fé católica. A partir daí, São Domingos com seu zelo inflamado começou a pregar sobre o Rosário e converter milhares de hereges à fé católica.

Conta a tradição, que certo dia, em Roma uma piedosa senhora se foi confessar a São Domingos e que este lhe impôs como penitência rezar um Rosário, tendo-a também aconselhado a rezá-lo todos os dias da sua vida. Todavia, a senhora respondeu que já rezava muitas outras orações e que não gostava do Rosário.

Um dia, estando a senhora em oração, foi arrebatada em êxtase, e a sua alma foi obrigada a comparecer diante do supremo Juiz. São Miguel apresentou uma balança, onde de um lado colocou todas as suas penitências e outras orações, e de outro lado os seus pecados e imperfeições.

O prato das boas obras não conseguiu contrabalançar o outro. Alarmada, recorreu a Nossa Senhora, pedindo misericórdia. Eis pois que a Santíssima Virgem colocou sobre a balança das 'boas obras' um único Rosário, que ela tinha rezado por penitência. Foi tão grande o peso, que venceu o peso dos pecados.

Quando voltou a si, foi ajoelhar-se diante de São Domingos, contou-lhe então o sucedido e pediu-lhe perdão pela sua falta de fé e devoção à oração do Terço do Rosário.

São Domingos foi de facto o grande impulsionador da devoção à oração do Rosário. Tal como este acontecimento na vida desta mulher que compreendeu o valor do Terço, muitos outros aconteceram com a pregação deste Santo Mariano.

Procuremos com esta meditação aprofundar a história da devoção ao Rosário, mas mais ainda, fomentar o hábito de rezar o Terço em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria e pela conversão dos pecadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics