"Raios de Luz"


domingo, 24 de novembro de 2013

Encerramento do Ano da Fé em Roma

O Papa Francisco presidiu hoje à Missa de encerramento do Ano da Fé, solenemente inaugurado no ano passado por Sua Santidade, o Papa Bento XVI.

Na homilia, o Santo Padre lembrou que a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que hoje a Igreja celebra, é vista como o “coroamento do ano litúrgico, e este ano,  também como encerramento do Ano da Fé". O Papa Francisco dirigiu ainda "um pensamento cheio de carinho e gratidão para com o Papa Bento XVI", seu predecessor, que decretou o Ano da Fé, oferecendo assim a oportunidade de redescobrir a beleza do caminho de fé que teve início no dia do nosso Baptismo e nos tornou filhos de Deus e irmãos na Igreja.

A propósito da Segunda Leitura, da Carta aos Colossenses, na qual São Paulo propõe uma visão muito profunda da centralidade de Jesus, apresentando como o Primogénito de toda a criação, o Papa disse que: “a atitude que se requer do crente – se o quer ser de verdade - é reconhecer e aceitar na vida esta centralidade de Jesus Cristo, nos pensamentos, nas palavras e nas obras. Quando se perde este centro, substituindo-o por outra coisa qualquer, disso só derivam danos para o meio ambiente que nos rodeia e para o próprio homem.”

Mas, para “além de ser centro da criação, Cristo é centro do povo de Deus”, como mostra a primeira Leitura, que narra o dia em que as tribos de Israel vieram procurar David e ungiram-no rei sobre Israel. “

“Cristo, descendente do rei David, é o «irmão» ao redor do qual se constitui o povo, que cuida do seu povo, de todos nós, a preço da sua vida. N’Ele, nós somos um só; unidos a Ele, partilhamos um só caminho, um único destino.”

Ao falar sobre o evangelho de hoje, lembrou: “A promessa de Jesus ao bom ladrão dá-nos uma grande esperança: diz-nos que a graça de Deus é sempre mais abundante de quanto pedira a oração. O Senhor dá sempre mais do que se Lhe pede: pedes-Lhe que Se lembre de ti, e Ele leva-te para o seu Reino!”.

Na missa, tal como já tínhamos referido anteriormente, foram expostas para veneração as relíquias de São Pedro, como "remate" final neste Ano da Fé, cuja missão de transmissão da fé vem desde o tempo de São Pedro e continua, ao longo destes dois mil anos de história da Igreja.

O anúncio do Evangelho e de Jesus Cristo ao mundo deve ser feito por todos nós, e como tal, no fim da Missa de hoje, o Papa Francisco entregou simbolicamente a nova Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - A alegria do Evangelho - a toda a Igreja.

Peçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo que reine na nossa vida, no nosso coração e na nossa sociedade, pois só tendo o Filho de Deus no centro da nossa vida é que poderemos ser verdadeiramente felizes.

Fonte (adaptado): Agência Ecclesia e Radio Vaticana


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics