"Raios de Luz"


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Domingo XXXIII do Tempo Comum

A Liturgia deste Domingo, o penúltimo do ano litúrgico, ensina-nos que toda a construção e segurança são enganadoras. Neste mundo, em que o que é verdade num dia, já não o é no outro, Jesus Cristo permanece o mesmo ontem, hoje e sempre.
Por isso, o Senhor encoraja o Seu povo a perseverar na busca da salvação eterna, apesar dos maus
tratos, abusos e perseguições a quem dá um testemunho de vida cristã coerente.


No Evangelho, Jesus fala do fim dos tempos e alerta para os falsos profetas que surgirão em Seu nome: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais».

Quantas e quantas vezes já temos ouvido ‘profecias’ sobre o fim do mundo? Desde datas concretas ao modo como o mundo terminará, já se ouviu um pouco de tudo. Jesus alerta para não seguirmos esses enganadores, pois ninguém sabe – nem os Anjos do Céu – nem o  dia nem a hora em que Jesus virá como Justo e Misericordioso Juiz dos vivos e dos mortos:

«O Juízo Final virá quando Cristo voltar em glória. Somente o Pai sabe o dia e a hora para acontecer, só Ele decide sobre a Sua vinda. Pelo Seu Filho Jesus Cristo, Ele pronunciará a sua palavra definitiva sobre toda a história» (Catecismo da Igreja Católica, 1040).

O ensinamento da Igreja sobre o Juízo Final e a situação dos cristãos nos últimos dias não é uma mensagem de medo, mas sim de esperança! É certo que as dificuldades enunciadas por Jesus são muitas: perseguição, prisão, insultos, denúncias pelos próprios parentes e amigos, toda a espécie de ódio e até a morte.

Mas como Jesus não é catastrofista - nem nós podemos ser! - o Evangelho apela à resistência e à fidelidade a Jesus e à Sua Igreja, terminando com as estas reconfortantes palavras, que foram a força de tantos Santos e Mártires nestes dois milénios de vida da Igreja: 

«Assim tereis ocasião de dar testemunho. Nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».

PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Eu Vos invoco, Senhor - CEC II, pág. 129-130 [partitura]
Salmo: O Senhor virá governar com justiça [partitura]
Ofertório: Bendito seja Deus - F. Santos [partitura]
Comunhão: Estai preparados - CEC I, pág. 11 [partitura]
Pós-Comunhão: Eu estou sempre convosco - CEC I, pág 155,156 [partitura] 
Final:  Bendiz, ó minha alma, o Senhor! - Miguel Carneiro [partitura]

CEC I - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. I
CEC II -  Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. II

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics