"Raios de Luz"


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Novena à Imaculada Conceição


O mês de Dezembro que se aproxima é um dos mais ricos da Liturgia Católica. Uma das Solenidades que a Igreja celebra neste mês é a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a 8 de Dezembro.
Nós, habitantes daquela que já foi chamada de ‘Terra de Santa Maria’, não podemos deixar de dar importância a este dia tão especial, no qual se lembra a concepção Imaculada – ou seja, ‘sem mácula do pecado original’ - da Virgem Maria no ventre de Santa Ana, Sua mãe.
Em 1646, cerca de 200 anos antes da Igreja definir este Dogma, as Cortes Portuguesas proclamaram solenemente Nossa Senhora da Conceição como única e singular Rainha, Padroeira e Protectora de Portugal. Para concretizar tal aclamação, o Rei D. João IV depôs aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se venera em Vila Viçosa, a sua própria coroa real.
Depois desse grande momento, os reis seus sucessores nunca mais usaram a coroa sobre a cabeça, uma vez que ela pertence apenas à Imaculada Mãe de Deus.
De forma a prepararmo-nos para este dia tão solene e importante para a Igreja e principalmente para Portugal, disponibilizamos um guião da Novena Preparatória para a Solenidade da Imaculada Conceição, que se inicia amanhã, 29 de Novembro, assim como a o Ofício Divino para esse dia:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics