"Raios de Luz"


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Hoje a Igreja celebra a Memória da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo. É uma celebração em que lembramos a dedicação que Maria fez de Si mesma a Deus, já desde a infância e movida pelo Espírito Santo, que A encheu de graça desde a Sua Imaculada Conceição.


Os Evangelhos não nos falam da infância da Virgem Santa, mas a Tradição Oral e outros escritos relatam que quando Nossa Senhora tinha aproximadamente 3 anos, os seus pais, São Joaquim e Santa Ana, apresentaram a sua filha no Templo, consagrando-A ao Senhor.

Sem dúvida, foi para os seus pais um sacrifício muito grande separar-se da sua filhinha. Mas o que os levou a fazer tal sacrifício? A Tradição fala de um voto que tinham feito, provavelmente por inspiração sobrenatural, querendo Deus que a Sua futura Esposa e Mãe recebesse uma educação e instrução aperfeiçoada.

Apesar de pequenina, mas devido aos privilégios que já possuía, Maria ofereceu-Se certamente sem reserva e para sempre.

A Memória Litúrgica da Apresentação de Nossa Senhora encerra belos ensinamentos para a família cristã, para pais e filhos. Os pais não devem sacrificar os filhos ao egoísmo e às paixões, mas consagrá-los a Deus, que a Ele pertencem!


E todos nós devemos ver em Maria um exemplo que devemos imitar, se queremos que a nossa vida seja agradável a Deus: Oração, fidelidade a Deus, pureza de coração e trabalho - tudo para glória de Deus: Eis os pilares principais da vida cristã! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics