"Raios de Luz"


terça-feira, 26 de novembro de 2013

'A Alegria do Evangelho'



Foi hoje apresentada ao mundo a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco:
Segundo o Pe. Lombardi, porta-voz da Santa Sé, o documento foi escrito na totalidade pelo próprio Papa, depois das Jornadas Mundiais da Juventude e em língua espanhola.
Nesta Exortação, Francisco convida os fiéis a iniciarem uma nova etapa marcada pela Evangelização com alegria.
«Os cristãos têm o dever de proclamar o Evangelho, sem excluir ninguém, nem como alguém que impõe uma nova obrigação, mas sim como pessoas que compartilham uma alegria, sinalizam um bonito horizonte, oferecem um banquete desejável. A Igreja não cresce para fazer proselitismo , mas atração».
O documento mostra alguns pontos que são como um plano pastoral para os próximos anos, desafios que a Igreja tem de enfrentar, nomeadamente a recuperação da sua identidade, sem ‘complexos de inferioridade’. 
O Papa alerta para a pretensão de «dominar o espaço da Igreja», por parte de alguns dos seus membros, que acusa de «mundanismo», antes de deixar um elogio aos «cristãos que dão a vida por amor» a Jesus e à Igreja.
Na mesma Exortação, o Santo Padre descarta mudanças progressistas como o aborto, defendendo firmemente a vida humana desde a sua concepção.
O Papa refere ainda a necessidade de uma contínua conversão da Igreja, para estar aberta a uma permanente reforma ao serviço do Evangelho.
A Exortação Apostólica pode ser lida na íntegra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics