"Raios de Luz"


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vaticano vai expor relíquias do Apóstolo São Pedro

O Vaticano vai expor publicamente pela primeira vez as relíquias de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja, numa iniciativa que se insere nas celebrações conclusivas do Ano da Fé, que termina a 24 de Novembro.

O anúncio foi feito na passada sexta-feira pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, num artigo publicado no jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano.

Não existem dúvidas que estas relíquias pertencem ao Príncipe dos Apóstolos, cujos restos mortais estão nas grutas debaixo do Altar Papal da Basílica de São Pedro, no Vaticano e que agora o Papa Francisco decidiu expor à veneração dos fiéis no final deste mês, algo inédito na História da Igreja.

Em 1953, com trabalhos ordenados pelo Venerável Papa Pio XII e dirigidos pela arqueóloga Margherita Guarducci, após vários incidentes e alguns insucessos, foram encontrados indubitáveis indícios da legitimidade das relíquias de São Pedro numa concavidade de uma parede no nível subterrâneo da Basílica Vaticana, onde se podia ler em grego: ‘Pedro está aqui’.

Foram realizados mais estudos e identificaram-se 135 ossos, dos quais poucos estavam inteiros. Foi constatado que provinham de um só indivíduo, do sexo masculino, de físico robusto e falecido no I século entre os 60 e 70 anos e que tinha sido sepultado com grande respeito e devoção.

Após longos e extensos estudos, a 26 de Junho de 1968, Paulo VI anunciou solenemente ao mundo que «as relíquias de São Pedro foram identificadas de um modo que julgamos convincente».

No final do seu artigo, D. Rino Fisichella apresenta a fé de São Pedro como o modelo de fé para os cristãos, que são animados e fortalecidos pela contemplação do rosto de Cristo:


«A fé de Pedro, portanto, confirmará mais uma vez que a «Porta» para o encontro com Cristo está sempre aberta e espera ser atravessada com o mesmo entusiasmo e convicção dos primeiros crentes».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics