"Raios de Luz"


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Semana de Oração pela Paz no Médio Oriente


O Bispo iraquiano Dom Shlemon Warduni, encontra-se em Portugal a durante esta semana, respondendo ao convite da Fundação ‘Ajuda à Igreja que Sofre’, para falar dos cristãos no Médio Oriente.

Questionado sobre o regresso da violência ao Iraque, ao longo dos últimos meses, o Bispo Warduni  afirma que a maioria das pessoas no Ocidente não pode fazer mais do que rezar pela situação dos cristãos no Iraque e no resto do Médio Oriente:

«No Ocidente podem rezar por nós. Certamente Deus escutará a voz dos justos. Em segundo lugar, pressionar os líderes para não fazerem guerra. Como por exemplo o Papa Francisco, que disse que todos devíamos rezar e jejuar para evitar a guerra na Síria, e a maioria das pessoas concorda que foi um milagre!».

O Arcebispo de Damasco – Síria, também está em Portugal para dar testemunho dos tempos conturbados que se vive no seu país e da situação muito delicada com que se confrontam diariamente os Cristãos nesta região do mundo.

Dom Warduni estará hoje, pelas 17h00, na Igreja do Sacramento, na Baixa de Lisboa, para falar precisamente destes assuntos, numa conferência aberta a todos e organizada pela Fundação ‘Ajuda à Igreja que Sofre’.


Outro momento importante desta semana será a Vigília pela Paz na Síria e Médio Oriente, no Mosteiro dos Jerónimos, Belém, no dia 30 de Novembro às 16h30, onde se rezará por todos os nossos irmãos que sofrem, e a quem estamos unidos no amor a Jesus Cristo. O programa completo para esta semana de oração pode ser consultado aqui.

No meio do sofrimento, a hierarquia católica tenta evitar o êxodo dos cristãos e apela ao perdão, mas nem sempre é fácil reconhece Dom Shlemon Warduni:

«Claro que para quem perdeu familiares é difícil compreender o perdão, mas este é o espírito do Cristianismo, que tentamos viver. Confiamos em Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics