"Raios de Luz"


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Um convite à Santidade e uma resposta com a Vida

«A Santidade é um caminho feito de quotidiano, não se improvisa, nasce da fidelidade gerada e desejada em todos os dias. Nasce de um coração que se alegra em semear eternidade em cada acontecimento e em cada pessoa. A luz da fé, semeada em nós no dia do nosso Baptismo, faz despontar este dinamismo interior de um Deus-Amor que nos habita e nos ‘habilita’ a ser “santos como Ele é Santo”.

Recordava-nos, a este propósito, o Beato João Paulo II: ‘Seria um contra-senso contentar-se com uma vida medíocre, pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial’. [...]

Sabemos que a mensagem que a “Senhora mais brilhante que o sol” confiou aos três pastorinhos em Fátima, e que sempre guiou e motivou os passos da pequena Lúcia, é um apelo forte à conversão da vida e do coração, a uma renovação espiritual profunda colocando Deus no centro, dando prioridade ao que é essencial. A mensagem de Fátima e a vida de Lúcia são isso mesmo: um apelo, um convite, um chamamento, a ver e a viver o essencial.

[...]

O Beato João Paulo II recorda-nos que: ‘À contemplação do rosto de Cristo, ninguém se dedicou com a mesma assiduidade de Maria. Os olhos do seu coração concentram-se de algum modo sobre Ele já na Anunciação, quando O concebe por obra do Espírito Santo; nos meses seguintes, começa a sentir sua presença e a pressagiar os contornos.

Quando finalmente O dá à luz em Belém, também os seus olhos de carne podem fixar-se com ternura no rosto do Filho, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura. Desde então o seu olhar, cheio sempre de reverente estupor, não se separará mais d'Ele.’ (RVM 10).

[...]

Com um olhar novo, cheio de Deus e de Céu, acompanhados pela Senhora do Rosário, aprendamos a celebrar o Céu “já aqui”! E, com a coragem dos santos, peguemos também nós no nosso rosário todos os dias e ousemos invocar e contemplar Aquele que se fez um de nós no seio da “Cheia de Graça”».

Pe. Luís Miranda
Vice-reitor do Pontifício Colégio Português em Roma

Fonte:
Causa da Beatificação da Ir. Lúcia,
Excertos da NEWSLETTER Nº 9 _  13 | OUTUBRO | 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics