"Raios de Luz"


sábado, 2 de novembro de 2013

Domingo XXXI do Tempo Comum

No Evangelho desta semana, São Lucas mostra-nos que Jesus é o Deus que veio ao encontro dos homens e Se fez pessoa para trazer e anunciar, em gestos concretos, a salvação eterna.

Zaqueu, o publicano em causa, era um homem que se servia do seu cargo para enriquecer de forma imoral. Era, portanto, um pecador público sem hipóteses de perdão, excluído do convívio com as pessoas decentes e sérias. A referência à sua «pequena estatura» – além do carácter físico – pode significar a sua pequenez e insignificância, do ponto de vista moral.

Este homem procurava ver Jesus, o que indica uma procura, uma vontade firme de encontro com a salvação que Jesus anunciava. No entanto, Jesus devia parecer-lhe distante e inacessível, rodeado dos que desprezavam os marginais como Zaqueu.

Mas Jesus provoca o encontro e diz a Zaqueu que está interessado em familiarizar com Ele: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». Torna-se patente a bondade do coração de Deus que, diante de um pecador que busca a salvação, deixa tudo para ir ao seu encontro.

E como é que termina este episódio? Termina com um banquete, que simboliza o banquete no Reino dos Céus. Ao aceitar sentar-Se à mesa com Zaqueu, Jesus mostra que também os pecadores têm lugar no Céu, se se decidirem a mudar de vida e confessarem os pecados.

Foi o amor de Deus – que Zaqueu experimentou quando ainda era pecador – que provocou a conversão e que converteu o egoísmo em generosidade. Prova-se, assim, que só a lógica do Amor pode transformar os corações dos homens.

Testemunhar o Deus que ama e que acolhe todos os homens não significa tolerar o pecado e compactuar com o que está errado. O pecado gera ódio, vícios, mentira, sofrimento e, se não nos arrependermos, a morte eterna no Inferno;  o pecado é o maior dos males e deve ser combatido e vencido.


No entanto, temos de distinguir entre pecador e pecado: Deus convida-nos a amar e acolher todos os homens, inclusive os pecadores. Mas chama-nos a odiar e combater o pecado que destrói a alma e a felicidade do homem.

PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Não me abandoneis, Senhor - CEC II, pág. 137-138 [partitura]
Ofertório: Em todo o tempo e lugar - A. Cartageno [partitura]
Comunhão: Eu estou à porta e chamo - NCT 260 [partitura]
Pós-Comunhão: O Senhor me apontará o caminho - CEC II, pág. 140 [partitura]
Final: Cantarei ao Senhor por tudo o que Ele fez por mim - J. Silva [partitura]

CEC II - Cânticos de Entrada e de Comunhão, vol. II
NCT - Novo Cantemos Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics