"Raios de Luz"


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Reunião de início de actividades da JMV Sobreiro

No passado Sábado, a JMV Sobreiro deu início ao novo Ano Pastoral. Após um cântico inicial, o Grupo reflectiu sobre alguns textos, excertos de dois livros de São Josemaria Escrivá sobre a pessoa de Jesus Cristo e sobre os passos para a Ele chegarmos. Este Santo propõe quatro patamares para chegar a Jesus e vivermos n’Ele: Procurá-Lo, encontrá-Lo, conhecê-Lo e amá-Lo.

Percebemos que muitas vezes procuramos Jesus, mas nem sempre o encontrámos. Ou porque não O procuramos nos sítios certos ou não O reconhecemos onde Ele está. Mas, como diz São Josemaria, o desejo de procurar e conhecer Jesus já é um passo para O estarmos a amar. E isso dá-nos ânimo!
Seguidamente, rezaram-se três Avé-Marias por algumas intenções do Grupo e em agradecimento do ano que terminou. Depois de uma oração a Nossa Senhora, na qual se pediu para que Ela nos acompanhe e nos livre dos perigos, pelo Santo Padre, pela conversão dos pecadores e pelos que não conhecem Jesus, foi entoada a antífona inicial do Hino mariano Akathistos’, em louvor à Mãe de Deus.
Foi então feita a avaliação do ano que passou, sector por sector, e surgiram novas propostas para o Sector de Formação deste novo ano. Uma vez que, no ano que terminou, as formações foram no âmbito da Fé e Doutrina, o Grupo mostrou-se interessado em ter como objectivo de formação as questões ligadas à Moral, sexualidade e a defesa da Vida Humana. Assim, o tema sugerido pelo Grupo para este Ano pastoral para as sessões de formação será: Com(o) Maria, para a Vida e pela Vida’.
Estas questões são cada vez mais pertinentes e, como jovens católicos, devemos dar testemunho e respostas concretas e firmes, com os conhecimentos que vamos adquirindo, na defesa da Vida Humana e da Moral Cristã.
Foi ainda traçado, em linhas gerais, um calendário para este novo ano e discutidas questões mais práticas ligadas ao Sector da Caridade e Sector da Liturgia. Assim, apercebemo-nos do quão importante está a ser o nosso auxílio para com os idosos do Lar e Centro de Dia do Sobreiro, ao possibilitá-los de se deslocarem à Igreja para a Missa, aos Domingos, e a nossa colaboração no acompanhamento aos mesmos em peregrinações a Fátima ou outros eventos que, de outra forma, seria difícil que pudessem participar.
Será uma actividade, entre outras, que desejamos manter e, com o esforço de todos, melhorar ainda mais!
Contamos com a poderosa intercessão de Nossa Senhora, Mãe do Autor da Vida, e com as orações de todos para que todo o nosso trabalho, durante este ano, seja para unicamente para a “maior glória de Deus, louvor da Santíssima Virgem e salvação das almas!”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics