"Raios de Luz"


sábado, 14 de setembro de 2013

JMV Sobreiro acompanhou os idosos do Lar a Fátima

No passado dia 13 de Setembro, alguns elementos do JMV Sobreiro rumaram até Fátima com os utentes do Lar e Centro de Dia do Sobreiro, algumas funcionárias, familiares dos idosos e outras pessoas da paróquia de Mafra que se ofereceram para ajudar a levar os idosos até ao "Altar do Mundo". 

Durante a viagem de autocarro, foi rezado o terço, tendo sido pedida a intercessão da Nossa Senhora da Boa Viagem, para que esta pequena peregrinação a Fátima corresse da melhor forma possível. O Padre Luís Barros acompanhou também os idosos e este momento de oração. Entre cada um dos mistérios do Terço, cantou-se o conhecido cântico “Avé de Fátima”, sempre com muito entusiasmo.

Já em Fátima, após adquirirmos as identificações e as cadeiras de rodas necessárias para os utentes do Lar, dirigimo-nos para o lado direito do altar do Recinto de Oração do Santuário de Fátima - a colunata destinada aos doentes - para daí ser mais fácil avistarem a procissão de entrada e participar na celebração da Eucaristia.

Na homilia, proferida por D. Gilberto Canavarro dos Reis - Bispo de Setúbal, foram referidas as primeiras palavras de Nossa Senhora aos pequenos Pastorinhos: “Não tenhais medo” e como cada um de nós, com a ajuda da nossa Mãe do Céu, não deve ter medo perante os vários desafios que nos vão surgindo no dia-a-dia – mensagem dirigida a todos os presentes, mas particularmente aos doentes que ali se encontravam.

Como já é habitual durante os meses da Peregrinação Internacional Aniversária, na Eucaristia do dia 13 os doentes presentes recebem a bênção com o Santíssimo Sacramento, seguindo-se a Consagração a Nossa Senhora e o Adeus, com a procissão final.

Depois da celebração da Eucaristia, almoçamos todos juntos, momento em que tivemos a possibilidade de conviver um pouco mais com os idosos e restantes acompanhantes. Antes de regressarmos à nossa terra ainda tivemos a possibilidade de rezar a Nossa Senhora de Fátima na Capelinha das Aparições e onde cada um (e quem assim o desejou) pode acender uma vela.

Ainda à saída de Fátima, já todos no autocarro, recordámos uma antiga utente do Lar, que faleceu este ano, a D. Gracinda, cantando “Ó Virgem do Rosário”, o cântico preferido por esta senhora sempre que acabava de visitar Fátima e de rezar a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições.

A JMV Sobreiro passou assim mais um dia com os nossos idosos. Não transportámos apenas as cadeiras de rodas, mas criámos uma oportunidade para os utentes rezarem a Nossa Senhora no Santuário de Fátima, onde puderam pedir a Sua intercessão para saberem suportar os obstáculos na vida, nomeadamente a doença e a velhice.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics